Powered By Blogger

terça-feira, 2 de agosto de 2011

DIA PAROQUIAL DE ORAÇÕES PELAS VOCAÇÕES


"A colheita é grande, mais poucos os operários! Pedi, pois, ao Senhor da messe que envie operários para  a sua messe." (MT 9,37-38)

Meus amigos seguidores do blog Bom Pastor, a cada momento estamos buscando realizar um trabalho sério e real com as notícias da Igreja do Brasil e do mundo, é uma forma que encontrei para Evangelizar e atualizar a Palavra de Deus. Esta é a missão de todos nós padres.
Como temos comentado sempre, a Diocese de Amargosa vem preparando-se para celebrar seus 70 anos de criação, ou seja, 70 anos de Evangelização. Desde a sua criação, muitos padres foram formados, ordenados, alguns são bispos e outros estão casados. Este é o rosto da Diocese de Amargosa, que busca realizar no meio do Povo de Deus a missão de Jesus: "Ide e anunciai o Evangelho."
O Seminário Menor Nossa Senhora do Bom Conselho em Amargosa, tem como Padre Reitor, o nosso estimado amigo Pe. José Silva, o qual convidado pelo blog Bom Pastor, aceitou ser entrevistado sobre o Dia Paroquial de Orações pelas Vocações. Foi uma conversa bem descontraída e honesta entre os dois irmãos de presbitério.

BLOG BOM PASTOR: PE. ZÉ, EXPLIQUE PARA NÓS O PROJETO DIA PAROQUIAL DE ORAÇÕES PELAS VOCAÇÕES, E COMO ESTÁ A FORMAÇÃO DOS NOSSOS FUTUROS PADRES?

PADRE ZÉ: O objetivo Geral resume tudo que queremos alcançar neste Projeto: "Despertar para a consciência da necessidade de orações pelas vocações, atentos ao mandato do próprio Jesus: 'Pedi, pois, ao Senhor da messe que envie operários para a sua messe.'
Desta maneira os objetivos específicos nos desperta para:
  • Que surja sempre novas vocações;
  • Perseverança dos vocacionados e vocacionadas;
  • Fidelidade dos Sacerdotes, Consagrados e consagradas;
  • Que o compromisso dos discípulos missionários (leigos e leigas) de Jesus Cristo, seja assumido com intensidade na construção do Reino de Deus.
BLOG BOM PASTOR: PE. ZÉ, QUAIS AS ORIENTAÇÕES QUE O SENHOR PASSA PARA AS PARÓQUIAS, PARA QUE REALMENTE ACONTEÇA ESTE DIA DE ORAÇÃO?

PE. ZÉ: A orientação que foi passada para as paróquias já estão no folder que foi enviado para as mesmas através dos seus vigários. A Paróquia deve ser motivada a todo momento. Os vigários podem fazer e criar vários momentos orantes com a comunidade: missa, terço, círculo bíblico, novena, oração pessoal e familiar. Criar uma cultura de oração pelas vocações e incentivar as diversas vocações na comunidade. Na verdade, este compromisso é de todos os batizados.

BLOG BOM PASTOR: PE. ZÉ QUEM ESTÁ A FRENTE DESTE PROJETO?

PE. ZÉ: Hoje na Diocese tem a equipe de SERVIÇO DE ANIMAÇÃO VOCACIONAL (SAV).

BLOG BOM PASTOR: QUANTOS SEMINARISTAS ESTÃO HOJE NO SEMINÁRIO MENOR?

PE. ZÉ: O nosso semínário menor hoje está com cinco (05) seminaristas. Na verdade, os nossos irmãos sacerdotes precisam investir mais na Pastoral Vocacional.

BLOG BOM PASTOR: PE. ZÉ, O SENHOR ESTÁ ATENDENDO ALGUMA PARÓQUIA?

PE. ZÉ: Sim. Além de ser Reitor do Seminário Menor, sou Vigário Paroquial de Amargosa e de Elísio Medrado.

BLOG BOM PASTOR: É VERDADE QUE A  CATEDRAL DE AMARGOSA VAI PASSAR POR UMA REFORMA?

PE. ZÉ: Sim. No último domingo ( 31/07), foi celebrado na Catedral Nossa Senhora do Bom Conselho, pelo Pároco Pe. Cristóvão Figueredo a última missa antes do início da reforma. A reforma está orçada em R$327.000,00 (trezentos e vinte e sete mil reais), vamos precisar do empenho de todos os padres e dos nossos irmãos leigos. Quem desejar pode adquirir o seu carnê na Secretaria Paroquial de Amargosa ou através dos seus vigários. Toda a ajuda será bem vinda.

Finalizando a nossa conversa, provoquei o padre Zé Silva com a seguinte afirmação: Nós padres, quando deixamos de exercer o ministério sacerdotal, parece que cometemos um crime, todos nos abandonam, de modo especial o bispo. De todos os colegas padres da minha Diocese, os únicos que buscaram notícias ou ligaram foram: Pe. Almiro, Pe. André, Pe. Gilton e o Pe. Toinho. Recentemente, o Pe. Fausto, o qual encontrei em Taperoá, tem sido presença constante na minha vida. Ele sorriu e disse que na verdade acontece um impacto para quem fica no exercício do ministério e para quem sai. Porém, já se discutiu na última reunião do clero, o que fazer com os os padres casados, pois, não são ex-padres, só não estão exercendo o ministério. Logo, teremos notícias do projeto a ser trabalhado com os padres casados. No final, agradecemos ao amigo Pe. Zé Silva pela entrevista e que o Bom Pastor ilumine e fortaleça o seu ministério sacerdotal.


Clero de Amargosa

O incansável missionário Pe. Gilberto

Sacerdotes para sempre

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei muito desta publicação. Acredito que precisamos rever o nosso jeito de evangelizar e formar homens e mulheres do Evangelho.

Derneval - Amargosa