Powered By Blogger

domingo, 7 de agosto de 2011

FESTA DE BOM JESUS DA LAPA



Hoje, (06/08) aconteceu no Santuário do Bom Jesus a grande festa do Sertão. Milhares de fiéis participaram da festa em louvor ao Bom Jesus da Lapa. Desde o início do novenário que o Santuário vem recebendo romeiros de todo  o Brasil. Durante todo o ano o Santuário recebe romeiros de outros Países que vêm buscar aos pés do Bom Jesus ensinamentos para a vida cristã.
Segundo informações do Reitor do Santuário, a escolha do tema SOU DO BOM JESUS PELA GRAÇA DO PAI, ajudou o povo a refletir sua caminhada de fé. Este ano aconteceu a  319ª Festa do Bom Jesus da Lapa (desde 1691) com a participação de mais de 300 mil pessoas de vários estados e partes do Brasil. Neste ano, aproveitando os recursos da tecnologia, o novenário foi transmitido pela internet e a TV Aparecida passou a transmitir a novena, a partir da sétima noite, para o Brasil inteiro.
A realização deste acontecimento vem confirmar, cada vez mais, que a romaria do Bom Jesus da Lapa se consolida, verdadeiramente, como a terceira maior romaria do Brasil e se propaga expressivamente na mídia nacional e internacional como um grande fenômeno de turismo religioso e cultural, localizado no “coração sertanejo” da Bahia.
Diante dessa realidade sócio cultural e religiosa, vale lembrar que os investimentos dos governos estadual e municipal para a estruturação física desse mega acontecimento são quase insignificantes. A cidade, como já se fala há muitos anos, continua despreparada para acolher a grande massa da população flutuante que recorrem às suas estruturas de acolhimento: rancharias, pousadas, hotéis, restaurantes, bares, mercados, feiras livres, etc. Muitos peregrinos habitam em casas alugadas e outros tantos se estabelecem em acampamentos improvisados e inapropriados para se acomodarem digna e acolhidamente. Percebe-se o descaso dos nossos governantes com a nossa Igreja. Em época eleitoral querem fazer do Santuário um local eleitoral, a postura de leigos, padres e bispos, devem ser a mesma de Jesus, expulsar da Casa do Pai, estes "vermes", que buscam enganar a nossa gente simples e humilde.
Em todas as campanhas eleitorais os candidatos se afloram em apresentar propostas de solução dos impactos das romarias. Mas, o que é realizado na cidade de Bom Jesus da Lapa é uma maquiagem barata, diante das “vestimentas” que ela merece e da responsabilidade sócio, cultural e religiosa que ela tem com os que vêem e deixam suas parcas economias num comércio que desconsidera a sua acessibilidade.
Na tarde do dia 06 de agosto, nos agradecimentos finais da Festa, terminei minhas palavras convocando os lapenses da seguinte forma: Lapenses, vejam a grandeza dessa festa; vejam a grandeza dessa romaria, vejam a potencia dessa cidade; vejam a nossa grande responsabilidade de conservar essa imagem (Bom Jesus), preservar esse morro (Santuário) e recriar essa cidade (Bom Jesus da Lapa). Dirigi-me aos romeiros dizendo: Romeiros, vejam do que vocês são capazes quando querem fazer acontecer. Levem isso adiante e não se esmoreçam, mesmo que as acomodações na cidade não foram às melhores. Espalhem essa festa por onde andarem e voltem no próximo ano.

Pe. Roque Silva Alves – reitor do Santuário









Nenhum comentário: