Powered By Blogger

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

CELIBATO

A questão do celibato obrigatório para os padres da Igreja Católica não deve ser um tema, apenas, para debate entre os membros do clero. Trata-se de um assunto que deveria interessar também aos leigos. A ordenação de homens casados, bem como o reaproveitamento  de padres que deixaram o ministério sacerdotal, em função do serviço às comunidades, deve ser uma luta permanente de todos.
Um bom exemplo desta questão vem dos Estados Unidos. Em Massachusetts foi criada mais uma organização a favor dos padres casados, chama-se C.I.T.I  (Celibacy Is The Issue) - O tema é o Celibato), fundada pela senhora Louise Hagget.
Ela teve a idéia de fazer uma pesquisa sobre a história do celibato quando, buscando um padre que visitasse a sua mãe já idosa, foi incapaz de achar, devido a falta de clero. Louise Hagget descobriu então, que 20 mil padres (110 mil no mundo inteiro)  haviam deixado o sacerdócio nos últimos 25 anos, 90% para se casarem.
Além disso, descobriu também que a Igreja Católica não hesita em admitir entre seu clero, antigos ministros protestantes casados.
A organização trabalha juntamente com a CORPUS, associação nacional norte-americana dos padres casados. Um de seus projetos é "RENT A PRIEST" (ALUGUE UM PADRE). Baseado no Cânon 290, que diz que "uma vez validamente recebida, a ordenação nunca mais se torna inválida", consequentemente, uma vez padre, é padre para sempre. Nos primeiros 1.200 anos da história da Igreja, tivemos papas, bispos e padres casados. O celibato só foi finalmente regulamentado, como norma disciplinar da Igreja, como condição para alguém exercer o ministério sacerdotal, no ano de 1.046.
        A C.I.T.I. promove encontros de espiritualidade, onde padres casados discutem abertamente, com leigos presentes, temas como o celibato. O objetivo é que tais encontros se efetuem também noutras partes do mundo. O problema da falta de padres é muito grave nos países do terceiro mundo. Aqui mesmo, na Arquidiocese de Olinda e Recife, existem paróquias sem padres e outras em que a comunidade só vê o sacerdote na única missa do Domingo.
        O movimento dos padres casados, através da ASSOCIAÇÃO RUMOS, com seccional funcionando em Recife, se coloca à disposição de todos que desejem debater a questão do celibato obrigatório para o clero da Igreja Católica.
        Esta questão somente será resolvida quando os leigos, efetivamente, se engajarem na luta pela democratização do poder na Igreja.


Fonte: Jornal Igreja Nova

Nenhum comentário: