Powered By Blogger

domingo, 31 de julho de 2011

PADRES CASADOS: SOMOS ESQUECIDOS PELO BISPO E PELO CLERO

O Movimento das Famílias dos Padres Casados (MFPC) / Associação Rumos faz parte da Confederação Internacional dos Padres Casados, movimento que reúne aproximadamente 150 mil padres dispensados do ministério sacerdotal em todo o mundo. No Brasil, somos mais de cinco mil padres casados, egressos da Igreja Católica Romana.
Entendemos que não infligimos qualquer preceito evangélico. Muito pelo contrário, temos a convicção, nascida da própria experiência, de que, se o celibato permite uma maior disponibilidade ao serviço do Reino, o casamento aproxima muito mais o padre dos problemas reais dos homens. O casamento do padre não significa empobrecimento, mas enriquecimento para a Igreja.
Em muitas Dioceses, o bispo e muitos sacerdotes acabam se afastando do padre que por opção deixou o sacerdócio, isso não é e nunca será um crime. A nossa redação conversou com alguns sacerdotes que hoje já são casados e desabafaram, eles não são procurados para nada em sua Diocese de origem. Na Bahia esta realidade tem colaborado para que muitos sacerdotes acabem como pastores evangélicos, pois, eles amam anunciar o Evangelho e realizar as visitas pastorais como faziam quando estavam na ativa.
BLOG BOM PASTOR: QUAL A MISSÃO SUA HOJE NESTA SOCIEDADE TÃO MARCADA PELO PRECONCEITO?
PADRE: Queremos ser, também, um instrumento ecumênico, visto que muitos padres casados, egressos da Igreja Romana, já estão exercendo o ministério sacerdotal em outras igrejas cristãs, de renovação e ampliação dos ministérios na Igreja. Bem como uma oportunidade de comunicação das nossas aspirações, sentimentos, trabalhos e contribuições para construção de um Reino de amor, justiça e verdade. Não somos piores que ninguém, apenas tomamos a decisão correta que muitos ainda não tomaram, preferem permanecer enganando a Igreja e ao Povo de Deus. Muitos bispos sabem desta realidade, porém, nada fazem. Quando percebem que os paroquianos estão comentando, o Conselho Presbiteral juntamente com o bispo, nos transfere, achando que é a solução para o problema.
BLOG BOM PASTOR: VOCÊ TEVE APOIO DE ALGUM COLEGA SACERDOTE QUANDO TOMOU A DECISÃO DE AFASTAR-SE DO MINISTÉRIO?
PADRE:
Não. Alguns chegaram a dizer que seria loucura, o melhor era pedir ao bispo para estudar em outro País. Muitos fazem assim. Como eu amo a minha Igreja e o Povo de Deus, a melhor decisão foi pedir ao bispo o afastamento do exercício sacerdotal.
BLOG BOM PASTOR: PADRE, VOCÊ JÁ PENSOU EM SER PASTOR EVANGÉLICO?
PADRE: Sim. Anunciar Jesus Cristo, é a nossa missão de Batizados. Fui procurado por muitos pastores, de diferentes ramificações, cheguei até pregar em algumas delas. Sentir-me valorizado. Coisa que não aconteceu com os meus irmãos sacerdotes, apenas esqueceram da minha existência. É essa realidade que vem incentivando-me a tomar esta decisão. O homem precisa ter uma religião. Na minha cidade, o vigário de lá age com uma certa indiferença, já faz um bom tempo que não Santifico o Domingo como manda Nosso Senhor.
BLOG BOM PASTOR: QUAL A MENSAGEM QUE O SENHOR DEIXA PARA NÓS PADRES CASADOS?
PADRE: É muito importante a vida Sacerdotal para a Igreja e melhor seria para muitos e muitos se essa vida pudesse ser partilhada ao lado de uma mulher, pelo seu carinho e pela sua ternura. Força e convicção na fé para os que estão no Ministério oficial da Igreja e para os que são protagonistas de um Ministério não oficial, porém, também verdadeiro e fecundo na vida da Igreja Mather.

6 comentários:

Anônimo disse...

Que Deus abençoe esta iniciativa de vocês padres casados. A Igreja precisa se renovar. Vocês são bons padres.

Francisca - SSA - Bairro das Graças

Anônimo disse...

Que Deus abençoe essa longa jornada! Coloco-me a disposição para ajudar no que for preciso!

Um forte abraço!

ALRIZIO BORGES

O Bom Pastor disse...

Amigo Alrízio,

Agradeço pela mensagem de incentivo. Certamente precisamos do apoio do amigo. Creio firmemente que é melhor contar com os verdadeiros irmãos, do que contar com as próprias capacidades, que muitas vezes distorcem nossas metas e criam empecilho aos projeto em comum.

Pe. Erivaldo

Anônimo disse...

A Igreja precisa apoiar mais os padres casados. Vocês são tão padres quanto aos que estão exercendo o ministério. A diferença é que vocês estão casados efelizes.

Abraços Pe. Nego

Maria de Fátima - Rafael Jambeiro

Anônimo disse...

Desde o batismo somos chamados a anunciar o Evangelho. Por que o bispo isola de vocês. Alguns padres amigos, deixaram o ministério, pouco sabemos deles, a igreja precisa buscá-lo eles são filhos de Deus e não devem ser excluídos.

Cecília - São Benedito

Anônimo disse...

É verdade. Quando tomamos a decisão de afastar-se do ministério, somos criticados por todos os colegas, só falta o tribunal para o julgamento. Até parece que somos os únicos "pecadores". Digo, somos fiéis, não queria enganar ao povo e nem a mim mesmo. Sou casado e feliz com minha esposa e meus filhos.

Pe. Orlando - SSA