Powered By Blogger

sábado, 30 de julho de 2011

LITURGIA DOMINICAL: MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES



1ª LEITURA: Is 55,1-3
SALMO: SL 144
2ª LEITURA: Rm 8,35.37-39
EVANGELHO: Mt 14,13-21

As leituras de hoje testemunham o amor de Deus e a esperança de um mundo novo. O profeta Isaías, de um lado, e Paulo, do outro, são unânimes em testemunhar o amor de Deus. Quem tem fome vai comer sem pagar. Em Cristo Jesus nada nos separará do amor de Deus. Ele, o Filho de Deus, passa pelo mundo curando os abatidos pelo desânimo e pelo sofrimento, ensinando a partilha, a divisão dos bens. Multiplicar cinco pães e dois peixes, mais do que um ato mágico, é sinal evidente de que, onde há partilha, ninguém passa necessidade. 
...vendo Jesus essa numerosa multidão, moveu-se de compaixão por ela....
Caríssimos, irmãos e irmãs, o amor de Jesus por nós, pessoas frágeis e pecadoras, é insondável. Os discípulos embora preocupados, pois era tarde e não havia víveres disponíveis para todos, alerta ao Senhor para que Ele dispersasse a multidão. Haviam se esquecido que estavam na presença do Deus vivo, o Messias. Não se recordavam do primeiro sinal de Jesus, nas Bodas de Canaã, onde Ele transformou a água em vinho, multiplicando-a em várias talhas de 100 litros cada.
Então respondem ao Senhor que para alimentá-los havia tão somente, 5 pães e 2 peixes.
Para Jesus, tudo é possível, pois Ele é o Deus do infinito. Jesus não os pergunta o quanto havia de alimento ou quanto eram todos os comensais naquela multidão. Ele transforma tudo o que abençoa.
Precisamos imitar Jesus sendo mais humanos e tendo compaixão dos nossos irmãos que sofrem. Ajudando-os em suas dificuldades, principalmente aqueles que são deficientes físicos e mentais. Pois não sabemos do dia de amanhã. Não sabemos se estaremos em situação igual ou semelhante a deles.
E nós somos um povo abençoado por Ele, não é verdade? Portanto, o mínimo exigido de nós é a FÉ. Se a temos, pelas bênçãos de Jesus, multiplicar-se-á nossas esperanças, alegrias e todos os sortilégios.
Quando recebemos o Pão eucarístico, o Corpo e Sangue do Cordeiro, estamos também recebendo o seu DNA espiritual. Por isso necessitamos buscá-Lo continuamente em nossas missas, especialmente as de domingo, como a de hoje.
Que Nosso Senhor nos ilumine e nos ajude a cada momento de nossa vida. Sejamos fortalecidos pelo Corpo e Sangue de Cristo.
Abraços do irmão em Cristo

Erivaldo

Nenhum comentário: