Powered By Blogger

sábado, 16 de julho de 2011

LITURGIA DOMINICAL: O JOIO E O TRIGO - XVI DOMINGO DO TEMPO COMUM




Leituras:
1ª Leitura: Sb 12,13.16-19
Salmo: Sl 85
2ª Leitura:  Rm 8,26-27 
Evangelho:  Mt 13,24-43)

Meus amados irmãos e irmãs, neste domingo Jesus nos conta a párabola do joio e do trigo. Precisamos nos perguntar: O que estou sendo na vida da Igreja? Joio ou trigo? O joio e o trigo podem estar em todo lugar, e principalmente em cada um de nós. Temos um lado bom, e um lado mau. Em um instante podemos nos comportar como um bom cristão, e em seguida podemos nos esquecer de Cristo e agir completamente ao contrário dos princípios ou ensinamentos que aprendemos e até ensinamos. Pode acontecer que em certos lugares como na comunidade, ou na Igreja, somos trigo, nos mostrando como pessoas autênticas. Já na festa, no baile, na rua, deixamos o joio transparecer.
Ser cristão consiste exatamente em lutar contra o nosso lado sombrio, negativo, as nossas tendências ao mal, ao pecado, o nosso egoísmo, a falsidade, a inveja, a nossa mania de grandeza, o orgulho, a mentira, etc. E no lugar de tudo isso, semear diariamente o amor. Amor a Deus e ao próximo. Um amor desinteressado, e fraterno, sem pretensões de recompensa.
É importante salientar que a Palavra de Deus neste domingo é bastante pertinente, ela nos leva a uma grande reflexão à cerca do mundo que nos cerca. A primeira leitura nos confirma este testemunho. Nosso Deus é o todo poderoso e por isso mesmo nos governa com clemência. Seu poder se manifesta na capacidade que tem de perdoar e dar vida. Ou, como diz a segunda leitura, o Espírito vem auxiliar a nossa fraqueza e intercede por nós com gemidos inefáveis. O poder de Deus está do nosso lado, está do lado da vida e do bem e não permitirá que a cizânia leve a melhor. Lembro-me que o Pe. Edson Carvalho, quando refletia este evangelho para nós seminaristas, sempre dizia cuidado com o joio, ele pode te destruir, é preciso saber discernir as coisas, precisamos dar passos firmes. Hoje, ao refletir esta liturgia, percebo o quanto ele tinha razão. O joio e o trigo estão espalhados em toda parte, dentro de cada um de nós, na nossa família, na sociedade.
No entanto, as leituras deste domingo nos trazem uma mensagem cheia de vida e esperança. Em nossa sociedade, em nossa família e em cada um de nós, há muito mais trigo que cizânia. Há muito mais para se salvar que para condenar. E mais ainda, nenhuma pessoa está definitivamente condenada. Nosso Deus espera por todos até o momento da colheita. Então será o momento da purificação final, que salvará tudo o que for trigo em nós e nos libertará definitivamente do peso da cizânia. O Espírito Santo nos auxilia nesse caminho.
Contudo, meus amados irmãos, deixemos Deus agir em nós, assim saberemos separar o joio do trigo para que o Reino de Deus se manifesta em nossa vida, e, na vida da nossa Igreja.
 
 
Apoio: Paróquia Senhora Sant'Ana de Catu - Diocese de Alagoinhas
           Paróquia São Felipe e São Tiago - São Felipe - Diocese de Amargosa
           Paróquia São Brás - Taperoá - Diocese de Amargosa
 
PARTIPEM DO NOVENÁRIO EM PREPARAÇÃO PARA A FESTA DE SENHORA SANT'ANA DE CATU - 16-25 DE JULHO.


Nenhum comentário: