Powered By Blogger

sábado, 9 de julho de 2011

HOMILIA DOMINICAL: O SEMEADOR



1ª LEITURA: Is 55,10-11
SALMO: Sl 64
2ªLEITURA: Rm 8,18-23
EVANGELHO: Mt 13,1-23

REFLEXÃO: XV DOMINGO DO TEMPO COMUM

            Meus irmãos e minhas irmãs, depois de celebrarmos no domingo passado a Solenidade de Pedro e Paulo, neste domingo (10/07), celebramos o 15º Domingo do Tempo Comum. O tema Central deste domingo é o Evangelho do Semeador. A semente caiu em vários tipos de solos que representa os vários tipos de pessoas que ouvem a palavra de Deus. Cada pessoa tem uma reação pessoal diante da palavra, isto porque cada indivíduo é indiviso, isto é, não existe ninguém exatamente igual no mundo. Uma prova disso são as impressões digitais. Todas são diferentes. Porque cada indivíduo é uno, é único no mundo. Nem os irmãos gêmeos idênticos são iguais. A prova natural da diferença entre eles, é que a mãe sabe quem é um e quem é o outro. Pode ocorrer num momento de distração ou de cansaço, da mãe trocar a fralda de um duas vezes pensando que está trocando a fralda do outro. Mais ele sabe distinguir um do outro, porque mãe, é mãe! E por os dois são iguais, porém diferentes.
Isso mesmo. Somos todos iguais, porém diferentes. Temos direitos iguais, reações mais ou menos parecidas diante das mesmas situações, a maioria das pessoas aceitam Deus, um grupo de indivíduos torcem pelo mesmo time, outro grupo torce para outro time, assim por diante. Só somos semelhantes. Apesar de termos direitos iguais, do nosso tecido muscular, ossos, sangue serem praticamente iguais, na verdade nós somos pessoas individuais.  
             Lembro-me da minha última paróquia (Paróquia São Brás - Taperoá), onde no domingo do semeador buscamos mostrar como o mundo moderno está fazendo com que a semente não produza bons frutos. Precisamos fazer com que as sementes dadas por Jesus possam ser bem cuidadas. Na verdade, se não dermos o cuidado necessário não iremos ter bons frutos.
             Se olharmos pela nossa lógica dá-se a impressão que Jesus entendia muito pouco de plantio. Falando de solo, imagina jogar uma semente de algo que queremos muito que nasça e produza frutos em meio aos espinhos ou a beira de uma estrada? Pois é, mas Jesus falava no sentido espiritual, a palavra de Deus deve ser semeada, ou seja, anunciada em todo tempo e lugar. Vamos encontrar pessoas que pensam diferentes, agem diferentes. Não devemos ficar desanimados quando alguns não quiserem ouvir e nem aceitar a palavra de Deus como meta a ser seguida. Muitos corações estão cheio de espinhos e pedras é preciso muita oração e muito amor de nossa parte para com esses irmãos que também precisam ser salvos.
Todos são livres para aceitar ou não a implantação do reino de Deus. Sabemos que assim como os primeiros anunciadores encontraram dificuldades e rejeição, também nós quando semeamos a palavra encontraremos resistência. O importante é não desistir. Ir jogando a semente e acreditando que Deus tem poder para fazê-la germinar.
 Diz a primeira leitura: "Assim como a chuva e a neve descem do céu e para lá não voltam mais, mas vem irrigar e fecundar a terra e fazê-la germinar e dar frutos, assim à palavra que sair de minha boca; não voltará vazia; antes, realizará tudo que for de minha vontade e produzirá os efeitos que pretendi ao enviá-la".
Muitos ouvirão a palavra e até irão vivenciá-la por um tempo porém as preocupações e os apelos do mundo os tirarão do caminho do senhor, desviando seus corações. Outros ouvirão e acolheram com amor dando abertura em seu coração para que a palavra produza frutos e se tornarão também semeadores.
Vai depender de cada um deixar que a palavra caia em seus corações e sejam transformados por ela.
A missão do semeador é sempre semear. Se a colheita vai ser boa ou não vai depender da resposta que daremos à palavra.
          Portanto, o que Deus nos pede é tenhamos um coração bom que acolhe, ama e vive sua palavra e que saiamos de nosso comodismo e nos tornemos também semeadores de sua palavra. "Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus. De modo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus que dá o crescimento" (1 Coríntios 3:6-7). 

VAMOS CONTUNUAR REZANDO PELA DIOCESE DE AMARGOSA, DE MODO ESPECIAL PELOS PADRES ANTENOR E VALMIRO (LOLE), TRANSFERIDOS RECENTEMENTES. PEÇAMOS A DEUS PARA QUE ELES SEJAM BONS SEMEADORES.

Um comentário:

Anônimo disse...

A Paróquia de Santa Terezinha é muito extensa para um padre só. Já passou da hora de Itatim ser paróquia. Como o bispo comete este erro? Será que ele não tem noção, ao transferir Valmiro de Santa Terezinha? Infelizmente é ele que decide tudo.

Paróquia de Itatim. Abraços Pe.Erivaldo o senhor fez história aqui em Itatim como padre Valmiro.