Powered By Blogger

quarta-feira, 6 de julho de 2011

BATISMO E O SEU SIGNIFICADO




Amados irmãos, sei que esta discursão nos ajuda muito para vivermos a UNIDADE que Jesus nos fala. Não é necessário rebatizar, isso não é legal. mesmo sendo batizado (a) quando criança, o batismo é único, é para toda vida. Veja a seguir um questionamento de uma jovem:

Numa Igreja evangélica tem de ser batizado lá para poder comungar?

Eu sou católica e já fui batizada quando era bebê mas agora vou me casar pela evangélica e não me deixam comungar porque não fui batizada em adulta. Posso ou não?
A resposta de um Pastor Evangélico foi a seguinte:
 
A maioria das igrejas do protestantismo histórico pratica o batismo de crianças, com exceção dos batistas. Nas igrejas luteranas, anglicanas e metodista, bem como na Igreja Presbiteriana Unida não é necessário você ser rebatizada. Em algumas presbiterianas também., dependendo do pastor e do Conselho. Agora, a comunhão é para pessoas batizadas, tanto nas igrejas católicas, como nas ortodoxas e evangélicas. Não necessariamente na mesma igreja.
As igrejas que rejeitam o batismo infantil, como batistas e pentecostais, geralmente rebatizam quem foi batizado quando bebê, isso é desacreditar na ação do Espírito Santo.
A nossa Igreja Católica aceita o Batismo de outras igrejas, desde que a pessoa foi batizada em nome da Santíssima Trindade. O nosso Deus é AMOR, Ele não faz distinção de pessoas. O que cabe a nós Pastores é orientar o nosso rebanho e mostrá-lo que devemos viver o Evangelho e amarmos uns aos outros.
 
Aguardo o seu comentário

 

6 comentários:

Anônimo disse...

Realmente, só existe um batismo. Hoje eu sou evangélica, mais disse ao pastor da minha Igreja que eu já tinha sido batizada, ele concordou comigo.

Sandra - Igreja Batista 7 de Setembro - C. Alves

Anônimo disse...

Este tema do Batismo é bastante importante para todos nós. Creio que não é necessário um segundo Batismo. Jesus foi batizado uma única vez. Parabéns pelo tema.

Valnei - Jacobina - Bahia

Anônimo disse...

Ser batizado quando criança não significa pecado, os nossos pais e padrinhos pediram o Batismo, o qual na Crisma iremos confirmar o pedido deles, por isso não é errado batizar criança. Deus ama a todos. Precisamos rever o conceito de ecumenismo entre as igrejas.
Tatiana - PJ

Anônimo disse...

1213. O santo Baptismo é o fundamento de toda a vida cristã, o pórtico da vida no Espírito («vitae spiritualis ianua – porta da vida espiritual») e a porta que dá acesso aos outros sacramentos. Pelo Baptismo somos libertos do pecado e regenerados como filhos de Deus: tornamo-nos membros de Cristo e somos incorporados na Igreja e tornados participantes na sua missão (4). «Baptismos est sacramentam regeneratiorais per aquam in Verbo – O Baptismo pode definir-se como o sacramento da regeneração pela água e pela Palavra» (5).

Pe. Gilton Abreu

Anônimo disse...

1226. Desde o dia de Pentecostes que a Igreja vem celebrando e administrando o santo Baptismo. Com efeito, São Pedro declara à multidão, abalada pela sua pregação: «convertei-vos e peça cada um de vós o Baptismo em nome de Jesus Cristo, para vos serem perdoados os pecados. Recebereis então o dom do Espírito Santo» (Act 2, 38). Os Apóstolos e os seus colaboradores oferecem o Baptismo a quem quer que acredite em Jesus: judeus, pessoas tementes a Deus, pagãos (25). O Baptismo aparece sempre ligado à fé: «Acredita no Senhor Jesus e serás salvo juntamente com a tua família», declara São Paulo ao seu carcereiro em Filipos. E a narrativa continua: «o carcereiro [...] logo recebeu o Baptismo, juntamente com todos os seus» (Act 16, 31-33). Catecismo da Igreja.
Pe. Edilson - SSA

Anônimo disse...

Ao ler seu texto fico feliz com sua publicação. O Catecismo diz que: 1250. Nascidas com uma natureza humana decaída e manchada pelo pecado original, as crianças também têm necessidade do novo nascimento no Baptismo para serem libertas do poder das trevas e transferidas para o domínio da liberdade dos filhos de Deus (44), a que todos os homens são chamados. A pura gratuidade da graça da salvação é particularmente manifesta no Baptismo das crianças. Por isso, a Igreja e os pais privariam, a criança da graça inestimável de se tornar filho de Deus, se não lhe conferissem o Baptismo pouco depois do seu nascimento (45). 1254. Em todos os baptizados, crianças ou adultos, a fé deve crescer depois do Baptismo. É por isso que a Igreja celebra todos os anos, na Vigília Pascal, a renovação das promessas do Baptismo. A preparação para o Baptismo conduz apenas ao umbral da vida nova. O Baptismo é a fonte da vida nova em Cristo, donde jorra toda a vida cristã.
Não é pertinente o comentário de alguns evangélicos sobre o batismo de criança.
Abraço meu irmão.
Ir, Catarina