Powered By Blogger

sábado, 14 de maio de 2011

LITURGIA DOMINICAL - 4º DOMINGO DA PÁSCOA


1ª LEITURA: AT 2, 14a.36-41
SALMO 22
2ª LEITURA: 1PD 2, 20b-25
EVANGELHO: JO 10, 1-10

Meus irmãos e irmãs, a Igreja celebra neste domingo o dia do Bom Pastor. Toda a Liturgia é voltada ao Cristo Ressuscitado, Ele que é por excelência o Bom Pastor, Aquele que é capaz de oferecer a sua vida por suas ovelhas. Todos nós discípulos de Jesus, buscamos ter a mesma atitude do Mestre.
Lembro-me que na Paróquia, a equipe de Liturgia buscava viver a espiritualidade do Bom Pastor para juntos fortificarmos a nossa fé, ou seja, a adesão ao Projeto de Deus.
Jesus veio para que "tenhamos vida e vida em abundância." Estas palavras do Santo Evangelho nos remete a figura do Pastor que não é mercenário, não foge quando percebe que suas ovelhas estão em perigo.
Jesus é a porta, a passagem única para chegarmos ao Pai. Somente através dele conseguiremos um dia  alcançar a verdadeira paz e a alegria eterna. Jesus é o Bom Pastor e suas ovelhas escutam a sua voz. 
 Mais infelizmente uma grande parcela do mundo de hoje não quer escutar a voz de Deus através de Seu Filho Jesus. Muitos viraram as costas, muitos o ignoram, e seguem os seus caminhos  rumo à morte do corpo e da alma.  Estamos diante de uma verdadeira inversão da escala de valores. Dos valores pregados por Jesus Cristo.  Ele nos disse para amar a Deus e ao próximo. O mundo de hoje, aconselhado pelo demônio, em vez de amar a Deus sobre todas as coisas, ignoram a Deus e se apegam às coisas materiais. A frase de Jesus: amai-vos uns aos outros,  foi substituída por : matai-vos uns aos outros. O conselho do Mestre: Trate os outros como você gostaria de ser tratado, foi invertido para: Trate os outros como você não gostaria de ser tratado. Não seja bobo, e sim esperto! O negócio é levar vantagem! Esta ideologia tem levado as pessoas a se afastarem do Bom Pastor.O rebanho que fala o Evangelho de hoje representa a humanidade toda. Assim como o rebanho das ovelhas tem suas fragilidades, o lobo, o alimento, a água, também nós somos presas dos assaltantes, somos indefesos diante das fatalidades, principalmente agora com o efeito estufa gerando tempestades elétricas e deslizamentos de encostas, etc,  e outros problemas que estão por vir. Dessa forma, somente o Bom Pastor, que é Jesus, pode nos livrar de tantas desventuras do mundo de hoje, o qual está seguindo uma estrada tortuosa rumo ao abismo. Caro leitor, deixe o Bom Pastor conduzir a sua vida. Bom Domingo para todos. Paz e Bem!

(Homilia feita por Erivaldo Freitas)

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi,
Pe. Erivaldo, fiquei super feliz com sua homilia dominical. O senhor como sempre, atualiza a Palavra de Deus com a realidade. Saiba que suas pregações fazem falta na vida do nosso povo.
Abraços,
Edna da Paróquia de Santo Antonio

Anônimo disse...

A liturgia deste domingo é muito bonita, realmente precisamos vivê-la. A sua homilia está profunda. Sinto falta de suas missas.
Abraços da sua amiga.
Paróquia do Argoim

O Bom Pastor disse...

Caro leitor,
Fico feliz com a sua participação. Saiba que estarei sempre publicando a Liturgia Domical e comentando-a, ou seja, atualizando a Palavra de Deus para meus irmãos. Fique na Santa Paz e abraços aos seus vigários. Santifique o Domingo na sua comunidade.
Abraços,
Erivaldo

Anônimo disse...

Pe. Nego,
Lembro deste tema, foi o de sua ordenação. Saiba que vc será sempre o Bom Pastor, pois sei o quanto ama a sua Igreja. O importante é está Evangelizando. Continue com o seu blog. Parabéns.

Sirlene - Paróquia de Castro Alves, em Cruz das Almas - Bahia