Powered By Blogger

segunda-feira, 9 de maio de 2011

DIOCESE DE PELOTAS AGORA É ARQUIDIOCESE



O papa Bento XVI elevou a Diocese de Pelotas para Arquidiocese Metropolitana de Pelotas. O anúncio foi feito no dia 13 do último mês. Como Província Eclesiástica, a Arquidiocese de Pelotas incluirá as dioceses de Bagé e Rio Grande. O atual bispo e chanceler da Universidade Católica (UCPel), Dom Jacinto Bergmann, foi nomeado primeiro Arcebispo Metropolitano da cidade.

Até então, o Rio Grande do Sul possuía apenas a Arquidiocese de Porto Alegre, que congregava as 18 dioceses do estado, sendo a maior do mundo, com 13,5 mil quilômetros quadrados. De acordo com Dom Jacinto, a mudança é resultado de reflexão e tomada de decisão que se desenvolveu no Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), há algum tempo. Para ele, a decisão papal tem um significado bastante importante. “Este reconhecimento, principalmente vindo do Vaticano, valoriza a presença da Igreja Católica na região. E para a Universidade também é importante, porque aumenta o nosso status como instituição de ensino cristã”, avaliou. O apoio jurídico-pastoral do Vaticano foi destacado por Dom Jacinto. Para ele, demonstra uma “responsabilidade maior com o povo de Deus católico” da região.

Cinco justificativas contundentes para a Província Eclesiástica de Pelotas foram apresentadas por Dom Jacinto, entre elas, que as cidades-sede das três Dioceses, Pelotas, Bagé e Rio Grande, estão “bem servidas” de universidades. “A Universidade Católica de Pelotas, que é da Diocese, tem uma presença humano-cristã significativa na região Sul do estado”, destacou.

Há, também, uma experiência comum em termos de formação presbiteral das três Dioceses. Futuros padres, alunos de Filosofia ou Teologia, estudam juntos no Seminário São Francisco de Paula da Diocese de Pelotas e na UCPel. O Arcebispo Metropolitano demonstrou gratidão ao papa pela confiança e apreço eregindo a Província Eclesiástica de Pelotas.

Quatro Províncias no Rio Grande do SulAs cidades de Santa Maria e Passo Fundo também passaram a ter Arquidioceses. Com o desmembramento, a Arquidiocese de Porto Alegre fica responsável apenas por Montenegro, Caxias do Sul, Osório e Novo Hamburgo. A Arquidiocese de Santa Maria vai englobar as Dioceses de Uruguaiana, Cruz Alta, Santa Cruz do Sul, Cachoeira do Sul e Santo Ângelo. Passo Fundo terá Frederico Westphalen, Erechim e Vacaria.

Os arcebispos das novas Arquidioceses serão os bispos que atualmente já dirigem as dioceses. Em Santa Maria, será Dom Hélio Adelar Rubert e em Passo Fundo, Dom Ercílio Simon. Os bispos devem ir a Roma no dia 29 de junho, durante a Solenidade de São Pedro e São Paulo, receber o pálio metropolitano das mãos do pontífice.

Nenhum comentário: