Powered By Blogger

segunda-feira, 9 de maio de 2011

DIOCESE DE TOLEDO - MATO GROSSO DO SUL


 
Na abertura da 49ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, o Santo Padre, o Papa Bento XVI, anunciou a nomeação do secretário geral da CNBB e bispo auxiliar do Rio de Janeiro, dom Dimas Lara Barbosa, novo arcebispo da arquidiocese de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Ele sucederá a dom Vitório Pavanello, 75, que teve seu pedido de renúncia aceito papa por causa da idade, conforme o cânon 401 § 1º.

Em saudação enviada ao povo de Campo Grande, dom Dimas se apresenta como um “irmão entre irmãos”.

“Venho até vocês como um irmão entre irmãos, com o firme propósito de dar o melhor de mim mesmo, para que todos possamos crescer no conhecimento e na vivência da Palavra de Deus e da Fé da Igreja”, disse.

Comentário: (Pe. Erivaldo)

Contudo, vamos vislumbrando um novo rosto da Igreja no Brasil, Aquela que busca seguir os passos do seu fundador, Jesus Cristo. Bem sabemos que os desafios são grandes, mas Deus vai sempre no controle dos mesmos, pois precisamos buscar uma nova metodologia para a Evangelização, caso contrário, perderemos espaço para outras "igrejas" que vão surgindo. O diálago entre as Igrejas devem existir? SIM. O Ecumenismo  possibilita esta conversa aberta e madura. Temos que avaliar e perceber o valor do Ecumenismo para nossas vidas.

O próprio Jesus diz no Evangelho: “Eu e o Pai somos um” (Jo 10,30). A missão da Igreja exige de cada um de nós, a unidade entre os cristãos. Efetivamente, "as divisões entre cristãos impedem a Igreja de realizar a plenitude da catolicidade que lhe é própria naqueles filhos que, embora lhe pertençam pelo batismo, estão separados da plena comunhão com ela. Não só isso, mas também para a própria Igreja se torna tanto mais difícil exprimir, na realidade de sua plena catolicidade sob todos os aspectos". (Catecismo da Igreja Católica sobre o Ecumenismo).



Nenhum comentário: