Powered By Blogger

quinta-feira, 5 de maio de 2011

CARTA NA ÍNTEGRA DO BISPO DIOCESANO DOM JOÃO NILTON AO POVO DE DEUS



Caríssimos irmãos e irmãs,
 Em atenção e obediência à palavra de Jesus, a Boa Nova da Salvação chegou até nós. Assim, nos tornamos seus discípulos missionários e estamos sempre mais comprometidos com a edificação do seu Reino, mesmo tendo diante de nós grandes desafios que, longe de nos desencantar, nos dá mais ânimo e coragem, fazendo com que assumamos sua missão como nossa vocação.
Nossa Diocese que está a completar 70 anos de sua criação e instalação tem uma história bonita porque de fidelidade, doação, serviço em favor da vida em plenitude e de ação pastoral realizada em conjunto. É verdade que nesta caminhada não faltaram tropeços e quedas, mas, em nenhum instante se perdeu a consciência da presença de Deus e da certeza de onde se queria chegar: a vida em comunhão.
Mesmo antes do Concílio Vaticano II, das grandes Conferências do Episcopado Latino-Americano, das Diretrizes das Assembléias da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, nossa Igreja Particular ensaiava passos na construção de uma Pastoral de Conjunto.
O sopro do Espírito se fez sentir de tal forma que o Vaticano II, “Novo Pentecostes”, foi bem acolhido, confirmou a opção que se vinha fazendo, ampliou nossos horizontes pastorais, abriu o caminho que hoje, mais amadurecidos, trilhamos com o objetivo de “EVANGELIZAR, em vista da formação de uma Igreja “Rede de Comunidades”, lugar do encontro com Jesus Cristo, como Discípulos Missionários, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, promovendo a dignidade da pessoa e participando da construção de uma sociedade justa e solidária, “para que todos tenham Vida e a tenham em abundância”. Jo. 10,10.
Na caminhada do tempo jubilar nossa reflexão teológica está centrada na trilogia DEUS SLAVA, DEUS CHAMA, DEUS ENVIA.
Ainda neste ano teremos, o que se fará pela primeira vez, as Assembléias por Dimensões. Eis uma excelente ocasião para avaliarmos nossa ação evangelizadora e catequética e traçarmos rumos que nos comprometam ainda mais com nosso Projeto Pastoral. Também neste tempo e contexto se situam o nosso 2º congresso de Fé e Política e o 1º Congresso Vocacional Diocesano. Que não falte o empenho necessário e orações para o bom êxito destes esperados encontros de irmãos e irmãs.
Ao contemplar nossa história entoamos um hino de gratidão a Deus pelo muito que se fez e faz através das pastorais, movimentos de espiritualidade e organismos; pelo trabalho edificante dos Bispos, Sacerdotes, Religiosos e Religiosas, Leigos e Leigas, neste chão abençoado e confiado à proteção da Mãe de Deus, a Senhora do Bom Conselho.
Este trabalho que se visibiliza na constante formação de discípulos missionários de Jesus, que, por sua vez, marcam presença no mundo defendendo e promovendo a vida de cada pessoa humana. Pedimos perdão pelo que poderia ter sido feito para se assumir a proposta de vida de Jesus, para se levar adiante as opções, diretrizes e metas da Igreja, mas deixamos escapar as oportunidades.
Fazemos súplicas para que fecundo seja o nosso trabalho evangelizador e forme comunidades como as primeiras comunidades cristãs. (At. 2,42-47).
Que em cada instante nos deixemos envolver pela benção amorosa do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Amargosa, 14 outubro de 2010
D. João Nilton dos Santos Souza
Bispo de Amargosa

Nenhum comentário: