Powered By Blogger

domingo, 4 de setembro de 2011

LITURGIA DOMINICAL: UMA COMUNIDADE PROFÉTICA E PROFETIZADA



Leituras: (Ez 33,7-9; Sl 94; Rm 13,8-10; Mt 18,15-20)

     Nós temos uma grande dificuldade em separar o pecado do pecador. De separar o erro daquele que erra. E decorrente disso, partimos para a vingança, ou para a impunidade.
Por vingança, o marido traído mata a esposa. Por vingança, o empregado despedido incendeia a fábrica ou a loja do patrão. Pela impunidade do Estatuto do Menor, são cometidos crimes bárbaros. Pela impunidade ou pela flacidez das leis, os cofres públicos são esvaziados para encher muitos bolsos.
     O mesmo Jesus que disse que devemos perdoar  70 x 7 vezes, isto é, infinitas vezes, foi o mesmo que pegou um chicote e expulsou os vendilhões que tinham transformado o Templo em covil de ladrões. Foi o mesmo Jesus que disse nas caras dos fariseus e doutores da Lei, todos os seus defeitos em  público, chamando-os de hipócritas, e de sepulcros caiados (defuntos maquiados),  e por detro por fora bonitinhos e por dentro podres...
     Toda liturgia deste domingo é um convite para sermos verdadeiros profetas, homens e mulheres de ação, do Deus que Salva, Chama e Envia. Quem são os profetas? Na sociedade de hoje agimos como profetas? Na comunidade cristã somos todos profetas e, ao mesmo tempo, destinatários da profecia. Isto é, a comunidade cristã não está dividida entre os poucos - que estão acima -, que dizem aos demais aquilo que devem fazer, e outros, a maioria, que está abaixo e obedece. O evangelho de hoje nos fala de uma comunidade que compartilha do mesmo Espírito. Os discípulos participam em igualdade de condições do culto ("onde dois ou três se encontram reunidos em meu nome..."), da oração ("se dois de vocês puserem-se de acordo na terra para pedir algo..."), da tomada de decisões (“tudo aquilo que unirem na terra será unido no céu..."), e na correção fraterna ("se teu irmão pecar, repreende-o a sós..."). O profetismo é, portanto, responsabilidade da comunidade e de cada um de seus membros. A profecia não é exclusividade de nenhuma pessoa na comunidade. Mas, para ser cristã, essa profecia deve levar em conta dois aspectos muito importantes. Saibamos que todos nós batizados somos profetas.
     A profecia não tem sentido se não for concretizada em um contexto de amor. Paulo nos diz na segunda leitura: "aquele que ama cumpriu o resto da lei" e "amar é cumprir a lei inteira". Profecia ou correção fraterna cabe apenas no contexto do amor: amor pelos irmãos e irmãs; amor pela humanidade; amor pela criação. O amor sempre cheio de compaixão e de misericórdia. No dia em que empregarmos a profecia contra algo ou alguém, não seremos profetas verdadeiramente e estaremos traindo o Espírito de Jesus.
   Prezado leitor. Se nós somos imitadores de Cristo, temos de fazer uma grande força para separar as duas coisas. O erro da pessoa que erra. Precisamos dosar com imparcialidade e critério de justiça os delitos e infrações cometidas pelos nossos irmãos. Deixemos a raiva passar, para depois sentenciar. Nunca devemos punir na hora da emoção maior, pois assim, cometeremos injustiça ou vingança pensando que estamos punindo um erro, e não a pessoa. 
     O padre pedófilo tem de ser perdoado, sim. Mais a pedofilia não pode continuar a fazer parte da vida da Igreja. Aquele prefeito que não resistiu a tentação de botar a mão no dinheiro público, não deve ser morto por vingança, mas sim, punido, pois Jesus disse que toda injustiça deve ser corrigida. Do mesmo modo, aqueles que estão desviando o dinheiro da Previdência Social para os seus bolsos, serão perdoados, porém precisam devolver todo o dinheiro para que os aposentados não passem fome injustamente.
   Portanto, amados irmãos e irmãs sejamos verdadeiramente instrumentos do Reino de Deus no mundo como verdadeiros profetas. Peçamos a Ele a sabedoria para separarmos o pecado do pecador.
Homilia: Pe. Erivaldo

 

2 comentários:

Anônimo disse...

Deus seja louvado meu irmão. Sua homilia está profunda. Na semana passada sentir falta da sua homilia. Abraços do seu irmão em Cristo. Pe. Ednilton

Anônimo disse...

A cada dia Deus coloca pessoas boas em nossas vidas. Obrigada por ser presença de Deus nas nossas vidas.