Powered By Blogger

sexta-feira, 29 de abril de 2011

O NECESSÁRIO NA VERDADEIRA AMIZADE



É muito importante a hospitalidade. Talvez seja um dos mais significativos gestos fraternos, porque supõe acolhida e valorização das pessoas. Ela cria relacionamento e convivência social.
Isto aconteceu com Nosso Senhor Jesus Cristo quando visitou Marta e Maria, irmãs de Lázaro a quem Ele bem conhecia. As duas irmãs O acolhem com carinho, tendo cada uma delas comportamento próprio. Nosso Senhor, como visitante, leva em conta as suas atitudes.
Marta, provavelmente a mais velha, age no cuidado da casa e em preparar o necessário para a boa acolhida e hospitalidade. Era o normal na vida das pessoas em suas residências, o que provocava correria para cumprir as tarefas nos momentos certos.
Maria, mais compenetrada talvez da situação, fica sentada ao lado de Jesus apreciando as suas palavras. Ela teve uma atitude de atenção e de contemplação do que estava ouvindo do Mestre, compreendendo o valor e o sentido daquilo.
É bom hospedar e cuidar bem das pessoas, pois estabelece amizade e incrementa o relacionamento, partilhando as alegrias e os sofrimentos, que fazem parte da vida de todos. Por isto, Nosso Senhor fez questão de elogiar a atitude de Maria, e criticar a agitação de Marta.
O caso de Marta e Maria pode levar-nos a rever nossas atitudes, para vivermos com equilíbrio cada momento de nossa vida. Nossas atividades devem centrar-se no essencial, no mais necessário, que é a boa convivência fraterna. Sobretudo num mundo como o atual em que predomina o medo, o isolamento, o individualismo, o excesso de trabalho e a falta de tempo.


Nenhum comentário: