Powered By Blogger

quarta-feira, 29 de junho de 2011

CNBB saúda Bento XVI pelos 60 anos de ordenação sacerdotal



O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Raymundo Damasceno Assis, enviou mensagem de saudação ao papa Bento XVI pelos 60 anos de sua ordenação sacerdotal comemorados nesta quarta-feira, 29, festa dos apóstolos Pedro e Paulo.

Veja carta na íntegra.
__________________________________________________________________________________

Aparecida, 29 de junho de 2011

Beatíssimo padre,

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB se une a toda a Igreja, em ação de graças, pela celebração do 60º aniversário de ordenação sacerdotal de Vossa Santidade.

A CNBB louva e bendiz ao Senhor da messe pelo dom de sua vocação sacerdotal e pela sua generosa e incondicional resposta a este chamado, que culminou, pelo desígnio da Providência, com a eleição de Vossa Santidade para Supremo Pastor da Igreja.

Ao assegurar nossas preces, pedindo ao Espírito Santo que o ilumine e Nossa Senhora Aparecida o proteja no serviço à Igreja que o Senhor confiou a Vossa Santidade, peço respeitosamente a bênção apostólica para a Igreja no Brasil.
Com afeto filial,
Dom Raymundo Cardeal Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida, SP
Presidente da CNBB

MENSAGEM DE REFLEXÃO: SUA VIDA



Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão...
A medida em que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando porque existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho, por pensar que são importantes.
A um determinado ponto do caminho começa a ficar insuportável carregar tantas coisas, pesa demais, então você pode escolher: ficar sentado a beira do caminho, esperando que alguém o ajude, o que é difícil, pois todos que passarem por ali já terão sua própria bagagem.
Você pode ficar a vida inteira esperando, Ou você pode aliviar o peso, esvaziando a mala.
Mas, o que tirar ? Você começa tirando tudo para fora... veja o que tem dentro: Amor, Amizade...nossa ! Tem bastante, curioso, não pesa nada...
Tem algo pesado.... você faz força para tirar.... era a Raiva - como ela pesa !
Aí você começa a tirar, tirar e aparecem a Incompreensão, Medo, Pessimismo... nesse momento, o Desânimo quase te puxa pra dentro da mala .... Mas você puxa-o para fora com toda a força, e no fundo da mala aparece um Sorriso, que estava sufocado no fundo da sua bagagem....
Pula para fora outro sorriso e mais outro, e aí sai a Felicidade... Aí você coloca as mãos dentro da mala de novo tira pra fora um monte de Tristeza...
Agora, você vai ter que procurar a Paciência dentro da mala, pois vai precisar bastante....
Procure então o resto: a Força, Esperança, Coragem, Entusiasmo, Equilíbrio, Responsabilidade, Tolerância e o Bom e Velho Humor. Tire a Preocupação também. Deixe de lado, depois você pensa o que fazer com ela...
Bem, sua bagagem está pronta para ser arrumada de novo. Mas, pense bem o que vai colocar dentro da mala de novo, hein.

Agora é com você. E não se esqueça de fazer essa arrumação mais vezes, pois o caminho é MUITO, MUITO LONGO, e sua bagagem, poderá pesar novamente.

BARRA DO ROCHA: MACHA PARA JESUS (06/07)



Amados irmãos, faremos mais uma MACHA PARA JESUS, nesta oportunidade será declarado que “Barra do Rocha está na dependência de Cristo”. Tema: “Drogas matam, Cristo liberta”.

Você é convidado especial do Senhor Jesus.

Não percam! Dia 06/07, às 19:30h na Praça de Evento de Barra do Rocha.

MENSAGEM DE REFLEXÃO: VALOR AOS HUMILDES

Durante meu primeiro ano da faculdade, nosso professor nos deu um questionário.
Eu era bom aluno e respondi rápido todas as questões até chegar a última:
"Qual o primeiro nome da mulher que faz a limpeza da escola?".
Sinceramente, isso parecia uma piada. Eu já tinha visto a tal mulher várias vezes.
Ela era alta, cabelo escuro, lá pelos seus 50 anos, mas como eu ia saber o primeiro nome dela?
Eu entreguei meu teste deixando essa questão em branco e um pouco antes da aula terminar, um aluno perguntou se a última pergunta do teste ia contar na nota.
"É claro!", respondeu o professor. "Na sua carreira, você encontrará muitas pessoas.
Todas têm seu grau de importância. Elas merecem sua atenção mesmo que seja com um simples sorriso ou um simples "alô".
Eu nunca mais esqueci essa lição e também acabei aprendendo que o primeiro nome dela era Dorothy.
Obs.: Você pode e deve ser importante, mas o mais importante é o respeito ao próximo e o valor que você dá aos humildes.

Autor desconhecido

terça-feira, 28 de junho de 2011

REFLEXÃO: OCEANOS



Os oceanos são feitos de gotas d'água...

Para ser ouvido, fale, para ser compreendido, exponha claramente suas idéias sem jamais abrir mão daquelas que julga fundamentais apenas para que os outros o aceitem.

Acima de tudo, busque o prazer antes do sucesso, a auto-realização antes do dinheiro, o fazer bem feito antes de pensar em obter qualquer recompensa.

Nenhum reconhecimento externo vai substituir a alegria de poder ser você mesmo.

Para poder recomeçar sempre, perdoe-se pelos fracassos e erros que cometer, aprenda com eles e, a partir deles, programe suas próximas ações.

Nunca se deixe iludir que será possível fazer tudo num dia só ou quando tiver todos os recursos: tal dia nunca virá.

Para se manter motivado, sonhe.

Para realizar, planeje, pensando grande e fazendo pequeno, um pouco a cada dia e todos os dias um pouco, Porque são pequenas gotas d'água que fazem todo o grande oceano...

segunda-feira, 27 de junho de 2011

PADRE ZEZINHO - UTOPIA

REFLEXÃO: A PAZ



Era uma vez uma pequena cidade chamada Fraterna. Lá vivia o garoto Teo. Certa manhã, Teo despertou cedinho gritando para todo mundo ouvir, que havia tido um sonho e que descobrira qual a solução para os problemas dos homens. Dizia ele que os problemas existiam porque os homens eram nervosos e assim não conseguiam resolver as questões mais comuns. A solução de todos os conflitos dependeria da calma dos homens.
E para que os homens tivessem calma, a fórmula era bem simples. E com Teo ela sempre funcionava.
Era assim: sempre que se exaltava um pouco ou ficava nervoso e irritado, olhava para o céu e fitava todo aquele azul(azul claro, é claro!) e logo sua paz voltava.
Daquela manhã em diante procurou convencer todo de que, se tudo fosse pintado de azul (azul claro, é claro!), os homens não mais brigariam, pois estariam sempre tranqüilos.
E para implantar sua idéia por toda a terra habitada, resolveu escrever uma carta para cada chefe das nações mais "importantes".
Pensava Teo que se eles aceitassem seu plano de pintar tudo de azul( azul claro, é claro!), todos os outros
paises iriam seguir o exemplo.
E a Paz no mundo certamente voltará!
E enviou as cartas.
Esperou por uma resposta às suas cartas ... e nada. Pensou então em escrever ao Presidente do nosso país. Sim afinal é o nosso país, falamos a mesma língua. Ele me da´ra atenção. Escreveu, portanto, uma nova a carta, recomendando que fosse feita uma lei, determinando que tudo no nosso país fosse pintado de azul( azul claro, é claro!).
Nosso país será exemplo para os paises mais "importantes" do mundo e eles serão exemplo para todo o mundo.
A Paz reinará na Terra afinal.
Teo esperou, esperou e... nada de resposta à sua carta. Pensou então que o nosso estado poderia servir de exemplo ao país e escreveu então uma carta ao Governador com a sua fórmula de Paz. Teo esperou, esperou, esperou e... nada de resposta à sua carta.
Pensou ainda: talvez seja mais fácil convencer o Prefeito da nossa cidade.
E escreveu assim uma última carta recomendando que tudo fosse pintado de azul (azul claro, é claro!)
Teo esperou, esperou, esperou e ... nanda de resposta à sua carta. Desanimado por ninguém dar atenção a um assunto tão importante como a Paz no mundo, Teo sentou-se à sombra de uma frondosa árvore defronte à sua casa, abaixou a cabeça e começou a chorar.
Chorou tanto que adormeceu ali.
Quando acordou, Teo olhou para sua casa do outro lado da rua. Que surpresa! Por incrível que pareça, só agora percebera, que ela era amarela! E já bem desbotada.
Levantou-se num pulo e gritou: "Isto depende de mim, de mais ninguém! Ela vai ser azul(azul claro, é claro!)
E Teo pintou e pintou. Dentro de pouco tempo a casinha já não era a mesma, parecia outra.
Estava renovada, remoçada, linda. Estava toda Azul.
Teo havia feito aquilo que dizia para os outros fazerem.
Ele estava feliz consigo mesmo.
Tinha dado início ao plano de tornar o mundo todo azul(azul claro,é claro). Sem que ninguém desse conta e sem que Teo percebesse, ele estava interferindo de uma forma muito positiva no mundo todo.
Sim, pois todos que por ali passavam, paravam, olhavam e se admiravam com a beleza da casa. E se passassem sisudos, irritados, dali partiam sorrindo. E muitas e muitas pessoas gostaram tanto daquela cor, que também pintaram suas casas.
Teo percebeu, afinal, que o mundo seria melhor se cada um fizesse tudo o que estivesse ao seu alcance fazer para viver em Paz, sem nenhuma imposição, lei ou ordem de governos.
Se todos dessem a sua contribuição, espalhasse o seu azul, tudo ficaria em Paz. Sua idéia, sem demora, pelo mundo se espalhou e se tornou tão real, que quando os astronautas vão para a lua, e de lá olham para Terra, atestam que o que se vê é uma linda esfera azul(azul claro, é claro!). Azul da cor do céu.
Azul da cor da Paz.
Um azul, azul.
Azul claro, é claro!
Se você também sonha com um mundo melhor, onde as pessoas vivam em harmonia, onde o equilíbrio não seja só uma palavra, mas uma ação, então faça a sua parte. Leve a Paz com Você onde quer que vá.

E que todos os seus dias sejam de Paz.

MENSAGEM DE REFLEXÃO: VIDA É SUPERAÇÃO



A nossa alegria supera nossa tristeza,
nosso consolo supera nossa dor,
nossa fé supera nossa dúvida,
nossa esperança supera nosso desespero,
nosso entusiasmo supera nosso desânimo,
nosso sucesso supera nosso fracasso,
nossa coragem supera nosso medo,
nossa força supera nossa fraqueza,
nossa perseverança supera nossa inconstância,
nossa paz supera nossa guerra,
nossa luz supera nossa escuridão,
nossa voz supera nosso silêncio,
nossa paciência supera nossa impaciência,
nosso descanso supera nosso cansaço,
nosso conhecimento supera nossa ignorância,
nossa sabedoria supera nossa tolice,
nossa vitória supera nossa derrota,
nossa ação supera nosso tédio,
nosso ganho supera nossa perda,
nossa resistência supera nossa fragilidade,
nosso sorriso supera nosso choro,
nossa gratidão supera nossa ingradidão,
nossa riqueza supera nossa pobreza,
nosso sonho supera nossa realidade...
Nosso amor a Deus, ao próximo, à vida, nos faz superar tudo!

Pe. Alberto Santiago

NAVEGAR E VIVER É PRECISO



Certamente você que navega na internet, também
navega no grande mar da vida.
A diferença é que no mar da vida nada é virtual, tudo é real.
Nesse caso você precisa guiar sua vida de modo
sábio e na direção certa.
Quem poderá guiá-lo então, num cotidiano de altos e baixos, de sorrisos e lágrimas, de bonança e temporal, de morte e vida?
Só alguém maior que o sol e as estrelas, só alguém maior que a chuva e o vento, só alguém maior que o universo, a morte e a própria vida, só alguém maior que você mesmo para mostrar claramente que rumo tomar.
Jesus Cristo disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por Mim." (João14:6) Navegue com segurança no mar da vida.
Jesus Cristo é perito o bastante para guiar teu barco a um porto seguro.

(Pr. Edilson Ramos)

REGIONAL NORDESTE 3 - BAHIA E SERGIPE



No fim de semana, dias 28 e 29, a arquidiocese de Salvador realiza Encontro de Formação para os Agentes de Comunicação. O tema em discussão este ano é “Planejamento de Comunicação”. A principal palestra será feita pela jornalista Carla Ferreira, consultora de comunicação institucional.
Os participantes refletem, durante os dois dias, sobre o modo de a Igreja fazer comunicação. O coordenador arquidiocesano da Pastoral de Comunicação, padre Manoel Filho, fará uma palestra sobre o Dia Mundial das Comunicações, “Verdade, anúncio e autenticidade de vida na era digital”. Faz parte também da programação o painel: “A comunicação na vida e missão da Igreja no Brasil”, coordenado pela jornalista e teóloga, Patrícia Luz.
Tem espaço também na programação um momento de Adoração Eucarística. “A Pastoral da Comunicação sempre tem muitas atividades para realizar. É o boletim que precisa ser finalizado, o mural que deve ser renovado e às vezes a espiritualidade é deixada de lado. Com a adoração queremos ressaltar o valor e a importância de estarmos em sintonia com Deus na realização dos nossos trabalhos,” disse padre Manoel Filho.
No domingo, 29, é apresentado o projeto do novo Jornal São Salvador, publicação mensal da arquidiocese, que a partir de agosto contará com novas editorias, formato e projeto gráfico. A Pastoral da Comunicação tem feito encontros com padres e jornalistas para pensar o jornal e adequar as novas tendências comunicacionais.
O Encontro de Formação deste fim de semana acontece no Centro Arquidiocesano de Pastoral, no Garcia e reunirá leigos e religiosos que desenvolvem o trabalho de comunicação nas paróquias da arquidiocese. Inscrições e informações pelo telefone: (71) 4009-6688 ou e-mail: pascomsalvador@yahoo.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

BENTO XVI EM MAIS UMA VIAGEM DE EVANGELIZAÇÃO



A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou no último sábado, 25, o programa oficial da viagem do papa Bento XVI a Madri (Espanha), por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que acontecerá na capital espanhola, de 16 a 21 de agosto. Uma das novidades do programa será a confissão de alguns jovens com o papa. Bento XVI chegará à capital espanhola na quinta-feira, 18 de agosto. Ali fará o seu primeiro discurso no aeroporto internacional de Barajas.
Às 19h30, do dia 18, presidirá a celebração de acolhida dos jovens na Praça de Cibeles onde fará o seu segundo discurso em território espanhol.
Na sexta-feira, 19, Bento XVI iniciará seus trabalhos às 7h30 com uma missa privativa, na Capela da Nunciatura Apostólica em Madri. Às 10h, realizará uma visita de cortesia aos Reis da Espanha, no Palácio de La Zarzuela, de Madri. Às 11h30 presidirá um encontro com jovens religiosas no “Patio de los Reyes de El Escorial”.
Às 12h o papa presidirá um encontro com os jovens professores universitários na Basílica de San Lorenzo del Escorial. Às 13h45 almoçará com um grupo de jovens no Salão dos Embaixadores da Nunciatura.
Às 17h o Santo Padre participará de um encontro oficial com o presidente espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, na Nunciatura. Logo em seguida, às 19h30 presidirá a Via Sacra com os jovens na Praça de Cibeles.
Para o sábado, 20, está programada a confissão de alguns jovens da JMJ, nos Jardins del Buen Retíro. Às 10h presidirá uma missa com os seminaristas na Catedral de Santa María la Real de la Almudena de Madri.
Às 12h45 almoçará com os cardeais da Espanha, os bispos da província de Madri e o séquito papal na residência do arcebispo de Madri e presidente da Conferência Episcopal Espanhola, cardeal Antônio Maria Rouco Varela.
Às 17h o papa se encontrará com os membros do Comitê Organizador da JMJ Madri 2011, na Nunciatura. Às 19h40 visitará a Fundação Instituto San José de Madri onde pronunciará um discurso.
Às 20h30 presidirá a Vigília de Oração com os Jovens no Aeródromo de Quatro Ventos em Madri aonde pronunciará um discurso.
No domingo 21 de agosto, o papa Bento XVI presidirá a missa de encerramento da 26ª Jornada Mundial da Juventude, às 9h30, no Aeródromo de Quatro Ventos, logo depois rezará com os presentes a Oração Mariana do Angelus.
Às 12h45 o papa almoçará com os cardeais da Espanha. Às 17h00 se despedirá dos presentes e, às 17h30, presidirá um Encontro com os voluntários da JMJ no Pavilhão 9 do novo centro de exposições Madrid.
Às 18h30 a cerimônia de despedida no Aeroporto Internacional de Barajas, de Madri, onde fará seu último discurso em solo espanhol. Seu avião deverá decolar às 19h em direção a Roma.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

A EUCARISTIA, A COMUNHÃO COM O SENHOR

 
 
Ao cair desta tarde, com a oração das primeiras vésperas, a Mãe Igreja iniciou a celebração da Solenidade de Corpus Christi, festa da Eucaristia, proclamação da presença real do Cristo morto e ressuscitado no pão e no vinho consagrados. Tendo em mente o mistério eucarístico, São Paulo pergunta: “O cálice de bênção que abençoamos, não é comunhão com o sangue de Cristo? O pão que partimos, não é comunhão com o corpo de Cristo?” (1Cor 10,16) Tais afirmações, em forma de perguntas e, à primeira vista, tão simples, têm uma força e significação enormes.

Na Escritura Sagrada, o “sangue” não é simplesmente uma realidade material, o líquido vermelho que circula em nossas artérias, mas sobretudo a vida e, muitas vezes, a vida tirada violentamente. Dar o sangue quer dizer dar a vida, vida sofrida, violentada, arrancada de modo cruel. “Sangue de Cristo” significa, portanto, a vida de Jesus dada em sacrifício, tirada de modo violento; a vida que ele deu por nós. “Corpo”, por sua vez, não significa primeiramente os músculos humanos, mas sim o homem todo, a pessoa toda, na sua situação de criatura limitada, frágil, mortal. Assim, “corpo de Cristo” exprime a natureza humana que o Filho de Deus assumiu por nós de Maria, a Virgem: “O Verbo se fez carne” (Jo 1,14), quer, então, dizer, fez-se homem, fez-se realmente humano, com um corpo humano e uma alma humana, com inteligência, vontade, consciência, afeto, sentimentos e liberdade humanos. Então, dar o corpo significa dar-se todo, dar toda sua vida humana: seus sonhos, cansaços, desilusões, sofrimentos... Dar tudo quanto a pessoa é! Foi assim que Jesus se nos deu: em todo o seu ser, sem reservas; doou-nos sua vida e sua morte!
 
ATEÑÇÃO: Por Determinação do Bispo Diocesano de Amargosa, Dom João Nilton dos Santos Souza,  as paróquias da Diocese celebraram o dia de CORPUS CHRISTI na quinta-feira (16) passada por causa das festas juninas e também porque o comércio irá abrir normalmente em nossa região.

FERIADO NACIONAL: Igreja celebra a festa de Corpus Christi



A Igreja celebra amanhã, 23, em todo o mundo a festa de Corpus Christi ou do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo. A festa remonta ao século XIII e foi instituída pelo papa Urbano IV. Chamam a atenção, em muitos lugares, os tapetes coloridos feitos nas ruas para a procissão com o Santíssimo Sacramento.
Segundo o padre italiano Augusto Bergamini, no livro “Cristo, festa da Igreja – O Ano Litúrgico”, a festa de Corpus Christi “é produto da devoção eucarística medieval ocidental” e surgiu para afirmar a presença real de Cristo na Eucaristia “contra os erros de Berengário de Tours”, sendo estendida a toda a Igreja pelo papa Urbano IV em 1264.

De acordo com Bergamini, a reforma do Vaticano II deu uma denominação mais completa à festa ao mencionar não apenas o Corpo, mas também o Sangue de Cristo.

Leia, abaixo, um artigo de dom Luciano Mendes de Almeida (falecido em 2006), publicado na Folha de S.Paulo, em 5 de junho de 1999.
A eucaristia e o 'amor primeiro'

Estamos na semana da festa de Corpus Christi, celebração litúrgica do "corpo de Cristo entregue e do sangue derramado por nós". É a solene comemoração do amor do Filho de Deus, que deu a vida para nos salvar.

1) Na Quinta-Feira Santa recordamos a última ceia, na qual Jesus instituiu o Sacrifício da Nova Aliança e a selou com seu próprio sangue, aceitando a morte violenta na cruz. O apóstolo João faz a apologia desse "amor primeiro" pelo qual Jesus Cristo -antes de qualquer resposta de nossa parte- entregou-se a Deus pai por nós (1 Jo 4,8). A ênfase litúrgica é colocada no amor de Cristo por nós. "Não há maior amor do que dar a vida pelo amado" (Jo 15, 13).

2) Na festa do "corpo de Cristo" louvamos a Deus pelo grande dom da eucaristia. Um aspecto primordial nessa celebração é a resposta da nossa parte à doação do salvador. "Deu a vida por nós", diz são João, que conclui: "Também nós devemos dar a vida pelos irmãos" (1 Jo 3,16). Amor com amor se paga. Assim, a mensagem e o significado do "corpo entregue de Cristo" é a descoberta de que, ao amor gratuito e "primeiro" de Deus para conosco, deve corresponder o nosso "amor primeiro" aos irmãos: "Amai-vos uns aos outros como eu vos amo" (Jo 13,35). Entrar em comunhão com Cristo pela eucaristia é imitar o divino salvador e comprometer-se em empenhar-se a fim de que todos tenham vida.

3) Em cada celebração eucarística, estamos pedindo a Deus que nos auxilie a cumprir o mandamento da nova lei, amando "primeiro" -com plena gratuidade- aos irmãos, a começar dos mais necessitados. A eucaristia é, assim, fonte de doação fraterna e tende a se expressar em gestos de solidariedade e partilha, lançando, ainda nesta vida, as bases para um tipo novo de sociedade, marcada pela justiça, concórdia e paz.

4) Concentra-se, portanto, na eucaristia um enorme potencial de doação e serviço ao próximo, nascido do mandamento do amor, que deveria dinamizar cada um de nós e a comunidade cristã para atender às necessidades espirituais e materiais do nosso povo. Nessa perspectiva insere-se o trabalho de evangelização como forma de aproximação mais pessoal, como visitas domiciliares, roteiros de reflexão para grupos de famílias, catequese crismal para os jovens, cursos de teologia para leigos, preparação e acompanhamento de casais, diálogo ecumênico e inter-religioso.

Na mesma vontade de servir vão as comunidades descobrindo como ir ao encontro das situações de injustiça social e pobreza. Crescem a consciência da cidadania e o compromisso político como forma qualificada do amor cristão. Entre as iniciativas imediatas mais frequentes, intensificam-se as atividades da Pastoral das Crianças, os cuidados para deficientes, enfermos e idosos. Recente é o método de atendimento em família aos portadores de HIV. Várias comunidades, neste ano, criaram bancos de emprego, recebendo pedidos e habilitando candidatos. Há união de esforços para construção de casas em mutirão, assentamento de famílias, organização de trabalhos artesanais e distribuição de alimentos, roupas e remédios.

São formas de expressar a fraternidade cristã e de promover o bem comum que nascem do zelo em imitar o coração de Jesus realmente presente na eucaristia. O corpo entregue e o sangue derramado de Cristo permanecem para sempre como o grande exemplo de amor a ser seguido. São também o alimento que nos fortalece a fim de sermos capazes de cumprir a missão de tornar visível no mundo de hoje o amor primeiro que o Espírito Santo em nós infunde.
Dom Luciano Mendes de Almeida, SJ
Share/Save/Bookmark

MENSAGEM DE OTIMISMO: O AGRICULTOR

Havia uma fazenda onde os trabalhadores viviam tristes e isolados uns dos outros.
Eles estendiam suas roupas surradas no varal e alimentavam seus magros cães com o pouco que sobrava das refeições. Todos que viviam ali trabalhavam na roça do senhor João, dono de muitas terras, que exigia trabalho duro, pagando muito pouco por isso. Um dia, chegou ali um novo empregado, cujo apelido era Zé alegria.
Era um jovem agricultor em busca de trabalho.
Foi admitido e recebeu, como todos, uma velha casa onde iria morar enquanto trabalhasse ali.
O jovem, vendo aquela casa suja e abandonada, resolveu dar-lhe vida nova.
Cuidou da limpeza e, em suas horas vagas, lixou e pintou as paredes com cores alegres e brilhantes, além de plantar flores no jardim e nos vasos.
Aquela casa limpa e arrumada destacava-se das demais e chamava a atenção de todos que por ali passavam.
Ele sempre trabalhava alegre e feliz na fazenda, por isso tinha o apelido de Zé alegria.
Os outros trabalhadores lhe perguntavam:
como você consegue trabalhar feliz e sempre cantando com o pouco dinheiro que ganhamos?
O jovem olhou para os amigos e disse: bem, este trabalho hoje é tudo que eu tenho.
Ao invés de blasfemar e reclamar, prefiro agradecer por ele.
Quando aceitei trabalhar aqui, sabia das condições.
Não é justo que agora que estou aqui, fique reclamando.
Farei com capricho e amor aquilo que aceitei fazer.
Os outros, que acreditavam ser vítimas das circunstâncias, abandonados pelo destino, o olhavam admirados e comentavam entre si: como ele pode pensar assim?
O entusiasmo do rapaz, em pouco tempo, chamou a atenção do fazendeiro, que passou a observá-lo à distância.
Um dia o sr. João pensou: alguém que cuida com tanto carinho da casa que emprestei, cuidará com o mesmo capricho da minha fazenda.
Ele é o único aqui que pensa como eu. Estou velho e preciso de alguém que me ajude na administração da fazenda. Num final de tarde, foi até a casa do rapaz e, após tomar um café bem fresquinho, ofereceu ao jovem o cargo de administrador da fazenda. O rapaz aceitou prontamente. Seus amigos agricultores novamente foram lhe perguntar:
O que faz algumas pessoas serem bem sucedidas e outras não?
A resposta do jovem veio logo:
Em minhas andanças, meus amigos, eu aprendi muito e o principal é que: não somos vítimas do destino.
Existe em nós a capacidade de realizar e dar vida nova a tudo que nos cerca. E isso depende de cada um.
Pense nisso!

MENSAGEM DE FÉ E SABEDORIA: O MAIS FORTE É DO SENHOR!



A mensagem de fé e sabedoria de hoje, traz uma palavra muito forte no que diz respeito a soberania do homem, que infelizmente aqui na Terra vem crescendo sem as mãos daquele que tem todo poder: DEUS, o responsável por todas nossas forças!
"Certo dia, a pedra disse:

Eu sou forte! Ouvindo isso, o ferro disse: Eu sou mais forte que você! Quer ver? Então, os dois duelaram ate que a pedra se tornasse pó.

O ferro, por sua vez, disse: Eu sou forte! Ouvindo isso, o fogo disse: Eu sou mais forte que você! Quer ver? Então os dois duelaram ate que o ferro se derretesse.

O fogo, por sua vez, disse: Eu sou forte! Ouvindo isso, a água disse: Eu sou mais forte que você! Quer ver? Então, os dois duelaram ate que o fogo se apagasse.

A água, por sua vez, disse: Eu sou forte! Ouvindo isso, a nuvem disse: Eu sou mais forte que você! Quer ver? Então, as duas duelaram ate que nuvem fez a água evaporar.

A nuvem, por sua vez, disse: Eu sou forte! Ouvindo isso, o vento disse: Eu sou mais forte que você! Quer ver? Então, os dois duelaram ate que o vento soprasse a nuvem e ela se desfizesse.

O vento , por sua vez, disse: Eu sou forte! Ouvindo isso, os montes disseram: Nos somos mais fortes que você! Quer ver? Então, os dois duelaram ate que o vento ficasse preso dentre o círculo de montes.

Os montes, por sua vez, disseram: Nós somos fortes! Ouvindo isso, o homem disse: Eu sou mais forte que vocês! Querem ver? Então, o homem, dotado de grande inteligência, perfurou os montes, impedindo que eles prendessem o vento.

Acabando com o poder dos montes, o homem disse: Eu sou a criatura mais forte que existe! Ate que veio a morte e o homem, que achava ser inteligente e forte suficiente, com um golpe apenas, acabou com o homem.

A morte ainda comemorava, quando, sem que ela esperasse, um homem chamado "JESUS" veio e, com apenas 3 dias, venceu a morte e todo o poder foi lhe dado na terra como no céu. Como se não bastasse ter vencido a morte, ele nos deu o direito de ter "vida eterna", através do seu sangue, que nos liberta de qualquer pecado".
 
Pense nisso, e creia somente em DEUS, pois só a Ele devemos toda honra e glória; ele sim é o todo poderoso.

sábado, 18 de junho de 2011

HELENA

HELENA

Uma bela pequena
De grande explendor
Ave sem pena
Cheia de amor

Trazendo ao mundo
Encanto e magia
Um sonho profundo
Chegou neste dia

Em berço seguro
Fruto maduro
Anjo bem puro
Linda, qual flor

Seu nome é Helena
De plena ternura
Qual brisa serena
Encanto e doçura

A mãe, minha filha Marina
O pai, Mário paulista
Que ganham benção Divina
Brilhante, linda ametista

Helena,
Menina,
Helena,
Mais linda brota campina

Que Deus sempre proteja
Este presente sem par
E onde quer que estejas
Teremos amor a lhe dar.

Gilberto Brito
18/06/2011


Poesia enviada e escrita pelo Poeta Sertanejo: Gilberto Brito

10 ANOS DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO PE. ANTONIO GREGÓRIO

"Para você basta a minha Graça". (2 Cor. 12,9)

Ontem (17), na cidade de São Felipe, às 19:30h na Igreja Matriz celebramos os 10 anos de vida sacerdotal do nosso querido irmão Pe. Toinho. Eu, Pe. Erivaldo e o Pe. Nilvandro da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Almeida, estivemos presente neste momento importante da vida do nosso irmão. Bem sabemos os desafios que enfrentamos como padre, porém, a Graça de Deus nos fortalece. Juntamente com os seus paroquianos estavam presente seus familiares e amigos da paróquia de Santo Antonio do Argoim.
O Pe. Antonio no início da celebração falou do tema escolhido para sua ordenação, o qual foi "parido", existe uma longa história, e até hoje o acompanha no seu dia-a-dia: "Para você basta a minha Graça" (2Cor. 12,9).
Pe. Antonio falou do seu amadurecimento e como tem buscado responder os apelos de nosso Senhor. Todos nós somos pecadores, mas a fé é muito maior que o pecado.
Pe. Nilvandro lembrou do carinho e da amizade que tem com o Pe. Antonio, e que sempre encontrou nos momentos dificeis um apoio de um irmão.
Nos momentos finais, sua irmã Cicinha agradeceu a Deus por tudo que Toinho é e tem sido na vida da família, representantes da paróquia de São Filipe fez uma linda homenagem com o tema central de sua ordenação. A Paróquia de Santo Antonio do Argoim também o homenageou e presenteou com uma lembrança, significando a humildade do Bom Pastor. O Pe. Erivaldo, tomando a palavra, relatou um pouco de sua história com o Pe. Toinho, que desde 1989 vivem uma linda amizade, lembrou dos 10 anos de sacerdócio do Pe. Magno e dele que celebraram no mês passado. Por opção deixaram o sacerdócio, mais que ama a sua Igreja. Lembrou de Dona Elza, a mãe do Pe. Antonio que sempre fez parte de suas vidas, e que ela estava nos céus rezando naquele momento por todos. Neste momento o Pe. Toinho se emocionou juntamente com sua família, enfim, disse: SOMOS PADRES PARA SEMPRE.
Pe. Antonio antes de pedir a bênção de Deus, agradeceu a  presença de todos que vinheram participar e rezar com ele. E que pela primeira vez em São Felipe conseguiu reunir o maior tesouro de sua vida:  A FAMÍLIA.

Confira os melhores momentos:

























 








Texto corrigido e elaborado por Bom Pastor. Apoio: Paróquia São Felipe









LITURGIA DOMINICAL: FESTA DA SANTÍSSIMA TRINDADE

 
 
LEITURAS: (Ex 34,4b-6.8-9; Sl Dn 3; 2Cor 13,11-13; Jo 3,16-18)

Podemos dizer que este domingo da Trindade marca o término das celebrações mais importantes do ano litúrgico. Advento e Natal trazem consigo a primeira Páscoa: o Nascimento de Jesus. Quaresma e Semana Santa nos levam à segunda Páscoa: a Ressurreição de Jesus. E os cinquenta dias da Páscoa nos guiam até Pentecostes - a terceira Páscoa, a chegada do Espírito Santo. Atinge-se, assim, o ápice do processo de revelação de Deus que nos foi manifestado em Jesus. Por meio de suas palavras, de suas ações e de seu estilo de vida revelou-nos o Pai. E quando ele desaparece deste mundo, nos envia seu Espírito Santo para que continue suscitando em nossos corações o mesmo fogo que nos deixou sua presença.
A Santíssima Trindade é mais um dos mistérios que envolve a nossa fé católica, o qual não pode ser entendido e aceito pela nossa inteligência, mas sim com os olhos da fé. E a fé no mundo de hoje está desfigurada, enfraquecida, ignorada, prejudicada, substituída, mal informada, balançada, sofrida, subjugada, malvista, rejeitada, e amortecida, pelos meios de comunicações, os quais incitam a violência, a destruição da família, através do free sex. Por causa disso, estamos sofrendo as lamentáveis conseqüências, as quais tendem a se avolumar, pois as esperanças de melhoras são muito poucas. A menos que nós os catequistas do mundo inteiro acordemos para a triste realidade, e nos multipliquemos de alguma forma que só a Santíssima Trindade poderá nos inspirar.
Deus, Pai, Filho e Espírito Santo. Não é o caso de entrarmos em discussões teológicas, mas de permitirmos que chegue até nosso coração uma mensagem clara: Deus é amor. E não é outra coisa. Pai, Filho e Espírito Santo - é relação de amor entre eles. E nesse amor vivem na mais perfeita unidade que se possa imaginar. Tanto que são um só Deus.
Postagem de hoje é oferecimento da Paróquia São Filipe e São Tiago. 

sexta-feira, 17 de junho de 2011

SACERDOTES AMIGOS PARA SEMPRE


Pe. Magno, Pe. Erivaldo, Dom João Nilton e o Pe. Antonio Gregório

Em fevereiro de 1993 três jovens amigos Antonio Gregório, Erivaldo Freitas e Magno Flôr foram para o Seminário Menor Nossa Senhora de Amargosa, lá foram acompanhados pelo reitor Pe. Edson Carvalho. Aos finais de semana ajudavam na Evangelização da Paróquia  Nossa Senhora de Brotas. No ano seguinte fizeram o vestibular na cidade de Ilhéus, onde foram aprovados e lá permaneceram por sete anos, cursando Filosofia e Teologia. Em 19 de novembro de 2000, os três amigos receberam o diaconato no Santuário de Nossa Senhora de Brotas, após seis mêses foram ordenado Sacerdotes pela imposição das mãos do Bispo Diocesano Dom João Nilton dos Santos Souza. Erivaldo foi ordenado no dia 20 de maio de 2001, Magno no dia 27 de maio do mesmo ano e Antonio Gregório no dia 17 de junho. Tínhamos plena consciência da nossa vocação sacerdotal, passamos momentos de turbulência durante o nosso ministério sacerdotal,assim, depois de um período eu Pe. Erivaldo e o Pe. Magno comunicamos ao Sr. Bispo a nossa decisão: dispensa do sacerdócio. Foi uma decisão muito difícil, fomos até julgados por alguns colegas, sofremos muito, parecíamos criminosos. Mas, Deus sabia que esta decisão foi a mais correta, não seria correto continuar no sacerdócio e amando alguém ao mesmo tempo. Sabemos que não é pecado amar algém. Fizemos dez ano de sacerdócio, pois, seremos padre para sempre. Hoje, 17 de junho o meu irmão Pe. Antonio Gregório celebra também 10 anos de sacerdócio, a nossa amizade não foi destruída, no início ficamos longe, afastados, mas, depois o elo de amizade retornou. Na verdade desde o segundo grau na cidade de Castro Alves que nos conhecemos e até hoje continuamos nos relacionando como irmão. O Papa Paulo VI escreveu um documento que tem como título "CELIBATO UMA OPÇÃO DE AMOR". Esta "opção", é uma decisão imposta pela Igreja durante séculos, ou seja, , o sacerdote deve vivern o celibato ou é afastado do exercício do seu sacerdócio. Infelizmente esta é a realidade. Graças a Deus continuo como um homem temente a Deus, e participando da vida da minha Igreja. Só tenho a agradecer a Paróqui de Senhora Sant'Ana de Catu, Diocese de Alagoinhas pelo espaço que tive na Evangelização. Serei eternamente grato. Na minha Diocese Pe. Gilton e o Pe. Fausto me convidaram para visitá-los nas suas Paróquias. Não esquecendo o carinho e apoio dos Pe. Almiro e André. A minha amizade com Dom João Nilton continua, não com aquele carinho que tínhamos um com outro, mesmo assim, o respeito como o  meu bispo.
PARABÉNS PE. ANTONIO POR SEUS 10 ANOS DE SACERDÓCIO. ESTAREI SEMPRE CONTIGO.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

AS RESPOSTAS DE DEUS A SEUS FILHOS


1. Por que quando pedimos mais paciencia, nos vem mais tribulação ?

- Porque somente pela tribulação vem a paciencia - Rm 5:3 "A tribulação produz paciencia"

2. Por que quanto mais desejamos a Comunhão co Deus, surgem barreiras e desafios?

- Porque as barreiras são degraus na escalada da Comunhão - Sl 119:67 "Antes de ser afligido andava errado, mas agora, guardo a tua Palavra"

3. Por que quanto mais desejamos ter Obediencia a Deus, mais sofrimento recebemos?

- Porque na escola do sofrimento aprendemos a obedecer - Hb 5:8 "Ainda que era Filho, aprendeu a obediencia, por aquilo que padeceu."

4. Por que quanto mais pedimos Vitória, mais lutas temos?

- Porque é pelas lutas que temos a Vitória - Rm 8:37 "Mas em todas estas coisas, somos mais do que vencedores, por Aquele que nos amou."

5. Por que quanto mais pedimos forças, mais fracos nos sentimos?

- Por que o poder de Deus só se aperfeiçoa na fraqueza - 2 Co 12:9 "E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza."

Enviado pelo Pe. Tadeu - Paróquia de Brotas - SSA

PRINCÍPIOS QUE NÃO DEVEMOS ESQUECER NA VIDA DE ORAÇÃO



Jesus nos ensina princípios sobre a vida de oração, na memorável e modelar Oração do Pai Nosso - (Mt 6:6-15):

1. O princípio da paternidade divina – Pai Nosso

Somos filhos (1 Jo 3:1), Somos da Familia de Deus (Ef 2:19), Ele é o Nosso Pai, e como filhos podemos falar com Ele (Mt 6:9)

2. O princípio da Autoridade divina – Ques estás nos céus

Quando reconheço que o Senhor está acima de tudo, podemos suplicar suas bençãos e seu cuidado (Sl 121:1,2)(Jó 42:1,2)

3. O princípio da Reverencia – Santificado seja o teu Nome

Nenhuma oração é eficaz quando se desreipeita o sagrado, quando não se reverencia o Nome do Senhor (Ex 20:7)

4. O princípio da Prioridade – Venha o teu Reino

Jesus nos mostra que antes de pedirmos qualquer coisa para nós, devemos ter em nossa escala de prioridades o seu Reino (Mt 6:33)

5. O princípio da Submissão – Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu

Devemos estar preparado para a resposta que Deus pode nos dar quando oramos: Ele pode dizer: Sim, não e espere. Entender e aceitar esta verdade é submeter-se a sua Soberania, sabendo que Ele sempre fará o melhor por seus filhos (Rm 8:28)

6. O princípio da Providencia – O pão nosso de cada dia dá-nos hoje.

Estejamos sempre convictos de seu cuidado para conosco (1 Pe 5:7), e que sempre suprirá todas as nossas necessidades (Fp 4:19)(Ex 23:25)(Sl 23:1)(Sl 37:25) (Hb 13:5)


7. O princípio do Perdão recíproco – Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores

Um terrível engano é pensar que podemos vivenciar o perdão divino, enquanto cheios de ressentimentos e rancores, não perdoamos quem nos ofende. O texto bíblico é claro, o Senhor está nos dizendo que somos alcançados pelo seu perdão, quando há reciprocidade de nossa parte com relação aos nossos deverdores (Mt 6:14,15)

8. O princípio da confiança na Proteção divina – E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal

Sabemos que enquanto estivermos neste corpo do pecado, somos constantemente tentados pelo mal. Devemos, portanto, vigiar (1 Co 10:22) e suplicar pela proteção e pelo livramento de Deus (Jd 24)


9. O princípio da Adoração verdadeira - Porque teu é o reino, e o poder e a glória para sempre. Amém!

Pe. Erivaldo Alcântara Freitas

terça-feira, 14 de junho de 2011

O PODER DO PERDÃO: PALAVRA DE FÉ DO PE. ZENILTON

 
 
O Pe. Zenilton de Vitória da Conquista nos mandou esta mensagem de fé e citou uma passagem que explica a importância do perdão, quando o apóstolo Pedro querendo entender o perdão divino, pergunta a Jesus "quantas vezes deveria perdoar seu irmão" e Jesus lhe diz: 70 x 7 = 490 vezes no dia.
 
Diante disso, devemos saber que o amor sim deve ser usado para vencer todo o mal, então o perdão é parte fundamental para existência desse amor; afinal onde há amor existe a presença de DEUS.
 
Em Mateus 6. 14-15 temos: "Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas ofensas."
 
Pensando no poder do perdão, o Padre trouxe uma historia reflexiva sobre o perdão de um pai que acabara de perder seu filho por assassinato. Segundo a historia, um menino aflito e fugindo de homens armados com cacetes e facas, consegue entrar em beduíno para tentar esconder-se, com muito medo o menino tremia e temia o que poderia acontecer; foi quando um homem de coração bom toma a frente para salvar o garoto; na seqüência os homens presentes tentam explicar o acontecido e revelam ao senhor que aquele garoto havia matado seu filho. Diferente do que todos imaginavam, o homem perdoou o garoto e como prova de amor disse que agora iria amá-lo como se fosse o seu filho.
 
 Tenha um coração puro, e utilize da força do perdão, saiba que "O perdão é a chave para a liberdade."
 
Que DEUS os abençoe!