Powered By Blogger

sexta-feira, 29 de abril de 2011

O NECESSÁRIO NA VERDADEIRA AMIZADE



É muito importante a hospitalidade. Talvez seja um dos mais significativos gestos fraternos, porque supõe acolhida e valorização das pessoas. Ela cria relacionamento e convivência social.
Isto aconteceu com Nosso Senhor Jesus Cristo quando visitou Marta e Maria, irmãs de Lázaro a quem Ele bem conhecia. As duas irmãs O acolhem com carinho, tendo cada uma delas comportamento próprio. Nosso Senhor, como visitante, leva em conta as suas atitudes.
Marta, provavelmente a mais velha, age no cuidado da casa e em preparar o necessário para a boa acolhida e hospitalidade. Era o normal na vida das pessoas em suas residências, o que provocava correria para cumprir as tarefas nos momentos certos.
Maria, mais compenetrada talvez da situação, fica sentada ao lado de Jesus apreciando as suas palavras. Ela teve uma atitude de atenção e de contemplação do que estava ouvindo do Mestre, compreendendo o valor e o sentido daquilo.
É bom hospedar e cuidar bem das pessoas, pois estabelece amizade e incrementa o relacionamento, partilhando as alegrias e os sofrimentos, que fazem parte da vida de todos. Por isto, Nosso Senhor fez questão de elogiar a atitude de Maria, e criticar a agitação de Marta.
O caso de Marta e Maria pode levar-nos a rever nossas atitudes, para vivermos com equilíbrio cada momento de nossa vida. Nossas atividades devem centrar-se no essencial, no mais necessário, que é a boa convivência fraterna. Sobretudo num mundo como o atual em que predomina o medo, o isolamento, o individualismo, o excesso de trabalho e a falta de tempo.


REFLEXÃO DO DIA

A Visita

Cada dia, ao meio-dia, um pobre velho entrava na Igreja, e poucos minutos depois, saía.

Um dia, o sacristão lhe perguntou o que fazia (pois havia objetos de valor na Igreja).

Venho rezar, respondeu o velho.

Mas é estranho, disse o sacristão, que você consiga rezar tão depressa.

Bem, retrucou o velho, eu não sei recitar aquelas orações compridas.

Mas todo dia, ao meio-dia eu entro na Igreja e só falo:

- "Oi Jesus, eu sou o Zé, vim te visitar."

Num minuto, já estou de saída.

É só uma oraçãozinha, mas tenho certeza que Ele me ouve.

Alguns dias depois, o Zé sofreu um acidente e foi internado num hospital e, na enfermaria, passou a exercer uma influência sobre todos:

os doentes mais tristes se tornaram alegres, muitas risadas passaram a ser ouvidas.

Zé, disse-lhe um dia a irmã, os outros doentes dizem que você está sempre tão alegre....

É verdade, irmã, estou sempre tão alegre.

É por causa daquela visita que recebo todo dia.

Me faz tão feliz.

A irmã ficou atônita.

Já tinha notado que a cadeira encostada na cama do Zé estava sempre vazia.

O Zé era um velho solitário, sem ninguém.

- Que visita?

- A que hora?

- Todos os dias. Respondeu Zé;

com um brilho nos olhos.

Todos os dias ao meio-dia Ele vem ficar ao pé cama.

Quando olho para Ele, Ele sorri e diz:

-"Oi, Zé, eu sou Jesus, eu vim te visitar".

Esta história de Zé é para compreendermos e entermos que a verdadeira oração brota das pessoas mais simples, e, que muitas vezes nós não damos valor, as ignoramos. Reflitamos juntos a história de Zé.

Abraços,

DEUS TE AMA E TE QUER FELIZ



Meu irmão e minha irmã,

Foi pensando em você que busquei na Palavra de Deus a fortaleza para nossa vida, pois, creio que Deus te ama e te quer feliz porque Ele é Eterno AMOR.
Mesmo diante das preocupações da vida, nunca devemos abandomar o grande AMOR da nossa vida: Deus. Ele está a todo momento conosco, mesmo quando nos feichamos em nosso mundo. Ele pede permissão  e entra para dizer o quanto você é importante para o seu irmão, seu amigo, sua família, enfim, para a sociedade. Esta, tenha certeza precisa do  seu amor. O Evangelista João diz em seu Evangelho: "Deus é Amor". Não estaria ele enganado, porque o nosso Pai Celestial é Amor e nos criou para amar.
Nas suas tribulações, pegue a Palavra de Deus, Ela nos tira desse abismo e nos leva ao coração do Pai.
Seja sempre feliz, pois você é a  Felicidade do Pai.

Abraços do amigo Erivaldo.

Texto revisado por: bompastor

Assembleia dos Bispos será em Aparecida a partir deste ano



Pela primeira vez, os bispos brasileiros irão se reunir em Aparecida, no interior de São Paulo, para realizar sua 49ª Assembleia Geral, que todos os anos, acontece na segunda semana após a Páscoa.

O encontro que, durante 33 anos, foi realizado na Casa de Retiros Vila Kostka, dos padres jesuítas, em Itaici, município de Indaiatuba (SP), a partir deste ano, será transferido para o Santuário Nacional. Em 2010, a assembleia aconteceu em Brasília, por ocasião do Congresso Eucarístico.

Neste ano, os mais de 300 bispos de todas as dioceses do país, se reunirão durante os dias 4 e 12 de maio. Entre os temas centrais da assembleia estão as novas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, que serão aprovadas para o quadriênio 2011-2015. E entre os temas prioritários estão os assuntos relacionados à liturgia e às Diretrizes do Diaconato Permanente.

Uma das novidades do encontro é a eleição da nova presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) - maior conferência episcopal do mundo. A atual presidência foi eleita durante a 45ª assembleia, em 2007. Se forem reeleitos, Dom Geraldo Lyrio Rocha, Dom Luiz Soares Vieira e Dom Dimas Lara Barbosa, devem ficar no cargo por mais quatro anos, após esse período, será obrigatório a nomeação de outros bispos, já que a presidência da CNBB só pode permanecer na função por apenas dois mandatos consecutivos.

Os três cargos - presidente, vice-presidente e secretário geral da conferência - são eleitos em votações separadas. Durante a assembleia, também serão eleitos os presidentes das Comissões Episcopais de Pastorais.

* FESTA DE SÃO FELIPE E SÃO TIAGO - SÃO FELIPE - BAHIA




Em entrevista ao nosso Blogger, o Pe. Antonio Gregório O. Filho, nos contou um pouco como está sendo o novenário de preparação para a Festa dos Padroeiros São Felipe e São Tiago. Por telefone, ele dizia como as pessoas tem buscado nos Santos o sinal de amor e de seguimento ao Cristo, como fez estes dois seguidores de Jesus. Os padres que tem passado nas noites da novena tem refletido muito o Tema Central da Festa: Deus Salva, Deus Chama, Deus Envia. Esta tem sido a catequese  de preparação para os 70 anos de Evangelização da Igreja Particular de Amargosa.
Hoje, (29/04) vai está presente na celebração o Pe. Joaquim Silva, da Paróquia Imaculada Conceição da Cidade de castro Alves.
Quando foi perguntado pela nossa edição, se o Bispo Diocesano iria celebrar a festa no dia 03/05, ele respondeu que não, Dom João Nilton dos Santos, estará participando do encontro dos Bispos, que acontecerá na próxima semana no Santuário Nacional de Aparecida.

João Paulo II deve ser canonizado em tempo recorde





O Papa João Paulo II se tornar-se-á santo rapidamente, logo depois de ser beatificado no próximo domingo, ainda que precise ser identificado um milagre que lhe seja atribuído, explicou um ex-conselheiro.
“O trabalho já está pronto para a canonização”, disse o cardeal suíço Georges Cottier à agência de notícias religiosa I.Media, em entrevista publicada na última terça-feira.
“Nós precisamos apenas de um milagre e de uma decisão do papa (Bento XVI)”, disse Cottier, de 89 anos, que foi teólogo da casa papal de João Paulo II por 15 anos até a morte do pontífice polaco em 2005.
“Não estou surpreso com a velocidade do processo”, disse, descrevendo João Paulo II como “um homem de Deus”.
A partir de domingo, João Paulo II ficará conhecido como “beato”, um título que exige a confirmação de um primeiro milagre, no caso dele, a recuperação de uma freira francesa do mal de Parkinson, que os médicos não conseguiram explicar.
A freira, Marie Simon-Pierre, disse que o falecido papa atendeu as suas preces. Segundo as regras da Igreja Católica sobre a canonização, o procedimento não é normalmente iniciado até cinco anos depois da morte do candidato a santo.
Mas o próprio João Paulo II conseguiu acelerar o processo para a religiosa albanesa madre Teresa, que foi beatificada em 2003, apenas seis anos depois da sua morte.
O seu próprio dossier foi iniciado logo após a sua morte, em 2005, quando no seu funeral os seus simpatizantes exibiam faixas com os dizeres “Santo Subito” (Santidade imediata).
Além disso, Cottier afirmou que alguns cardeais “assinaram uma carta pedindo ao futuro papa que começasse o processo de beatificação o mais rápido possível”.
Mais de 50 mil polacos vão a Roma De avião, comboio, carro, autocarros, mais de 50 mil polacos se preparam para viajar a Roma para assistir, no domingo, à cerimónia de beatificação do Papa João Paulo II. Os funerais, em Abril de 2005, de Karol Wojtyla, já venerado, então, como santo no seu país natal, atraíram a Roma cerca de meio milhão de polacos.
A sua beatificação, num tempo recorde de seis anos e um mês depois, desperta uma grande alegria na Polónia. “Estamos preparados para organizar a partida de cerca de cinco mil pessoas, numa centena de autocarros e dois aviões. Até agora, tivemos três mil inscrições”, informou Marcin hotéis romanos aumentaram os seus preços e desencorajaram muitas pessoas”, reconheceu.
No entanto, a oferta parece ser interessante: uma deslocação de cinco dias a Roma por cerca de 250 euros parece bem acessível a um polaco de classe média.
A crise económica não está em causa, segundo Janusz Czapinski, professor de psicologia social da Universidade de Varsóvia. “Os polacos têm, hoje, um rendimento muito maior do que na época da morte de João PauloII. A crise mundial apenas roçou a Polónia e nós, praticamente, não a sentimos”, destacou ele.
No entanto, explica: “o paradigma cultural estabelecido na Polonia requer a nossa presença na cerimonia de adeus, de morte, mas a tradição não diz o mesmo em relação a uma cerimónia de beatificação ou de canonização”.
Assim, “se não houver uma grande afluência, tal não significa uma diminuição da autoridade de João Paulo II. Ela está intacta. João Paulo II permanece um ponto de referência para todos na Polónia”, acrescentou.
Bem sabemos do exemplo de amor e de humildade do Santo Padre João Paulo II, ele buscou ser um sinal do Evangelho de Jesus em todas as suas visitas pelo mundo. Nós católicos, estaremos unidos a Igreja de Roma no próximo domingo, înício do mês dedicado a Santa Mãe de Deus, a qual João Paulo tinha uma grande devoção.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

A PALAVRA DE DEUS É ETERNA E NUNCA FALHA



<><><><>
SALMOS
18:30
O caminho de Deus é perfeito; a palavra do Senhor é provada; é um escudo para todos os que nele confiam.
33:11
O conselho do Senhor permanece para sempre: os intentos do seu coração, de geração em geração.
100:5
Porque o Senhor é bom, e eterna a sua misericórdia; e a sua verdade estende-se de geração em geração.
102:18
Isto se escreverá para a geração futura; e o povo que se criar louvará ao Senhor.
117:2
... a verdade do Senhor é para sempre...
119:89
Para sempre, ó Senhor, a tua palavra permanece no céu.
119:160
A tua palavra é a verdade, desde o princípio, e cada um dos teus juízos dura para sempre.
146:6
Que fez os céus e a terra, o mar e tudo quanto há neles, e que guarda a verdade para sempre;

* MENSAGEM DE FÉ E SABEDORIA: O PREGO E A CERCA



Caro leitor, todos os dias trago uma mensagem reflexiva para nos ajudar na nossa vivência humana-afetiva, seja ela na sociedade ou em família. O meu objetivo é ser um sinal de Deus em sua vida.

A mensagem de fé e esperança de hoje, o Pr. Enaldo de Moura trouxe uma mensagem bem verídica quanto os problemas causados por uma palavra amaldiçoada ou atitudes que não podem ser voltadas atrás.

Esta é a história de um garoto que tinha um temperamento muito ruim. O pai desse garoto deu-lhe um saco com pregos e lhe disse que toda vez que ele perdesse a sua paciência deveria martelar um desses pregos atrás da cerca.

No primeiro dia o garoto enfiou 37 pregos na cerca. Em algumas semanas de acordo como ele ía aprendendo controlar o seu temperamento, o número de pregos martelados por dia reduziu gradativamente. Ele descobriu que era mais fácil controlar o seu temperamento do que martelar todos aqueles pregos na cerca.

Finalmente chegou o dia em que o garoto não perdeu o seu temperamento. Conseguiu se controlar. Então ele contou ao pai este sugeriu que ele retirasse um prego cada dia que ele conseguisse controlar o seu temperamento.

Finalmente chegou o dia que o garoto havia tirado todos os pregos da cerca. Então o seu pai pegou-o pela mão, levou-o até a cerca e disse:

- Você foi muito bem meu filho, mas olha os buracos na cerca. A cerca jamais será a mesma. Quando você diz coisas com raiva, essas coisas deixam cicatrizes exatamente como estas. Você pode enfiar uma faca em um homem e retirar. Não vai importar quantas vezes você peça desculpas, o buraco estará lá do mesmo jeito. Um ferimento verbal é tão ruim quanto um ferimento físico meu filho. Amigos na vida são jóias muitíssimo raras. Eles fazem você sorrir e lhe dão apoio para que você tenha sucesso. Eles emprestam um ouvido, eles lhe elogiam e tem o coração sempre aberto para você, especialmente para dizer as verdades.
 
Dessa forma, meus queridos irmãos, busquemos a Palavra de Deus para sermos capazes de vermos no outro a imagem e semelhança do Criador, Ela sempre vai nos ensinar a sermos tolerantes em todas as situações da vida.
 
Fonte: Lauro Elisio (Barra do Rocha) 

* MENSAGEM DE FÉ E SABEDORIA: "O MENINO E O SORVETE DA LANCHONETE"


Na Mensagem de fé e esperança de hoje, o Pr. Enaldo de Moura contou uma história que pode ser voltada também para os nossos negócios, muitos, ignoram ou fazem pouco caso de pequenos serviços ou trabalhos, sem saber que pode ser uma grande oportunidade. Pense nisso. Leia essa história e emocione-se.
Numa época em que um sorvete custava muito menos do que hoje, um menino de 10 anos entrou na lanchonete e sentou a uma mesa.Uma garçonete colocou um copo de água na frente dele."Quanto custa um sundae?", ele perguntou."50 centavos" - respondeu a garçonete.O menino puxou as moedas do bolso e começou a contá-las."Bem, quanto custa o sorvete simples?", ele perguntou.A essa altura, mais pessoas estavam esperando por uma mesa e a garçonete, perdendo a paciência."35 centavos", respondeu ela, de maneira brusca.O menino, mais uma vez, contou as moedas e disse:"Eu vou querer, então, o sorvete simples".A garçonete trouxe o sorvete simples, a conta, colocou na mesa e saiu.O menino acabou o sorvete, pagou a conta no caixa e saiu.Quando a garçonete voltou, ela começou a chorar a medida em que ia limpando a mesa pois ali, do lado do prato, havia 15 centavos em moedas, ou seja, o menino não pediu o sundae porque ele queria que sobrasse a gorjeta da garçonete...Não feche os olhos para as pequenas coisas do dia a dia, não as ignore, porque você pode estar deixando uma grande oportunidade passar sem perceber e esta oportunidade pode ser aquela que justamente iria mudar a sua vida.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

* Missionária de Barra do Rocha Evangeliza no Peru

Há 10 anos que a Missionária Milena Barbosa de Andrade e o Pr. Obadias Alencar estão Evangelizando em outras terras. Este projeto é da Missionária Milena, a qual hoje, é casada com o Pr. Obadias, o qual fundou uma Igreja no Peru e lá permanece. Ele era de Palmas e os dois se conheceram, foram morar em São Paulo e a Igreja que eles congregavam estavam enviando missionários para o Peru, e eles de imediato aceitaram responder ao chamado de Deus: "Ide e anunciai o Evangelho..."
Em breve estaremos publicando uma entrevista que teremos com a Missionária Milena. Vamos rezar por ela, seu esposo e todos que fazem parte do lindo projeto.
Vamos conhecer em breve eesta linda história de Evangelização.

Fonte: Juliana Barbosa

* II FEST CANTO GOSPEL




Acontecerá no próximo dia 30 de Abril o II Fest Canto Gospel em Barra do Rocha. O evento acontecerá no Auditório do CEMMO. O valor da inscrição é de apenas R$10,00 (dez reais). São talentos que vão sendo descobertos em nossas comunidades. Participe!
Este Fest Canto Gospel é organizado por uma discípula de Jesus, a jovem Juliana Barbosa de Andrade, líder do grupo juntamente com o Departamento de Eventos que também é formado por Fernando, Marcelo, Iara e Jessika, jovens comprometidos com a Evangelização.


II FEST CANTO GOSPEL

LOCAL: AUDITÓRIO DO CEMMO
HORÁRIO: 19:00H

PREMIAÇÃO:

1º Lugar: 01 Violão
2º Lugar: 01 Celular
3º Lugar: 01 Caixa Adaptadora de USB

Apoio: Pe. Erivaldo Alcântara

* MENSAGEM DO DIA

1º de Maio Dia do Trabalhador e Mês Mariano em Castro Alves

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Castro Alves, Diocese de Amargosa, no próximo dia 1º de maio estará celebrando o início do mês mariano. A Comunidade já se prepara para a grande carreata, a qual irá pecorrer as ruas da cidade, tendo a sua frente a imagem da Padroeira Nossa  Senhora da Conceição. Durante os trinta e um dias do mês de maio acontecerá missa na Igreja Matriz. Cada noite ficará na responsabilidade das comunidades e escolas do município. A última noite (31/05) terá a Missa Solene com a Coroação da Santa Mãe de Deus.
Nós católicos, não somos adoradores de imagens, como afirma alguns evangélicos, a imagem é um sinal, é a foto que guardamos no coração, de uma pessoa que respondeu ao chamado de Deus. Maria, disse SIM quando Deus a chamou para ser Mãe do seu Filho Jesus. Quem não ama a Mãe de Jesus, não conhece a verdade e nem ama a Deus. Na verdade, nós católicos somos veneradores,  que é diferente de idolatria.
A carreata sairá 05:00h da manhã em frente da Igreja Matriz. Quem tem fé vai até a pé. Traga sua bandeirinha branca, seu carro, moto, bicicleta... AMEMOS A MÃE DE JESUS. Jesus diz: "Sede Santo como meu Pai é Santo". Maria é e sempre será a Santa Mãe de Deus.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Mensagem de Páscoa do Santo Padre Bento XVI

Páscoa. Bento XVI apela à troca de armas pelo diálogo no conflito da Líbia

Na sua tradicional mensagem pascal, o Sumo Pontífice pediu à Europa que abra as suas portas aos refugiados dos conflitos armados.

    Liberdade, justiça e paz. O apelo do Papa repete-se todos os anos, uma vez no Natal, outra na Páscoa. No Domingo de Páscoa, perante uma multidão de 100 mil fiéis, Bento XVI leu a tradicional mensagem pascal, na Praça São Pedro, no Vaticano. O Sumo Pontífice lembrou os recentes acontecimentos na Líbia, encorajando a troca das "armas pela diplomacia e pelo diálogo", e defendeu também o acesso da ajuda humanitária "aos que sofrem as consequências da luta".
     
     

     

    * Diocese de Alagoinhas - Paróquia Senhora Sant'Ana de Catu

    A Paróquia de Catu, Diocese de Alagoinhas tem vivido grandes experiências de Fé e de Evangelização. Com o apoio dos Padres João e Gilberto, foi formada uma banda religiosa Devotos do Divino, a qual vem evangelizando muitas pessoas através da música. Em um show do Pe. Fábio de Melo, Devotos do Divino teve participação especial, onde na oportunidade o Pe. Fábio comentou dos novos talentos que vão sendo descobertos em nossas paróquias. Estive presente no lançamento do primeiro CD da banda, na Praça da Matriz em pleno novenário da Padroeira da cidade de Catu, foi um momento de catequese e de louvor ao Deus Trindade.
    No próximo dia 22 de maio no CEPE de Catu, a Banda estará fazendo um grande Show de Evangelização e na oportunidade estará lançando o seu segundo CD.


    Organize em sua comunidade, na sua paróquia as caravanas e venham participar desse momento de louvor ao Deus Trindade.
    Desde  já adquira na secretaria da Paróquia o seu ingresso. Te espero lá.

    Novenário de São Felipe e São Tiago


    A Paróquia de São Felipe e São Tiago está em festa. Desde o início do novenário (25/04) que a comunidade paroquial e o Exmº Vigário Pe. Antonio Gregório estão celebrando os festejos aos padroeiros da cidade de São Felipe. Durante o novenário a paróquia irá receber muitos visitantes e padres da Diocese de Amargosa e de outras Dioceses que deixarão uma mensagem de esperança para o povo de Deus. A História desses dois grandes seguidores de Jesus ainda é vivida com muito carinho e devoção em nossa Diocese.
    Filipe nasceu em Betsaida, na Galiléia, e foi um dos primeiros discípulos de Jesus, tendo sido, anteriormente, discípulo de são João Batista. O seu nome ocupa sempre o quinto lugar nas listas dos apóstolos e é mencionado mais de uma vez no Evangelho.
    Tiago, filho de Alfeu, é identificado nos evangelhos como "irmão do Senhor", termo usado para designar parentesco de primos. Governou a Igreja de Jerusalém e foi chamado de "o Menor" para não ser confundido com são Tiago, o Maior, que era irmão de são João. 



    PROGRAMAÇÃO DA FESTA


    
     
     
    Pe. Antonio, que Deus continue fortalecendo o seu ministério sacerdotal.

    Festa de Nossa Senhora do Bom Conselho

    A Diocese de Amargosa celebrou hoje a festa da sua padroeira Nossa Senhora do Bom Conselho. Foi um momento de muita fé e devoção a Mãe de Jesus. O Bispo Diocesano na sua homilia ressaltou a importância da preparação do clero e de todo o povo de Deus para a festa dos 70 anos de Evangelização desta Igreja Particular que acontecerá no próximo ano, mas, as Paróquias já estão fazendo esta preparação juntamente com os seus vigários.